terça-feira, 18 de novembro de 2014

3º Pelotas Jazz Festival

A distribuição de senhas para a primeira noite do Festival durou uns 40 minutos, ontem (17-11).
As entregas seguem hoje terça (18) e quarta (19), a partir das 9h na SECULT.

Esta semana realiza-se o 3° Pelotas Jazz Festival, nos dias 20, 21 e 22 de novembro (v. página no Facebook). O evento segue o esquema do ano passado, que duplicou o número de shows em relação ao primeiro festival, e amplia também a quantidade de workshops: oficinas de improvisação e criatividade dirigidas a músicos, conduzidas por grandes figuras nacionais do jazz.

Hermeto Pascoal esteve no
Porto Alegre Jazz Festival (outubro 2014).
A primeira edição chamou-se "Festival de Jazz de Pelotas", em julho de 2010, e trouxe Hermeto Pascoal como atração maior (v. nota 1º Festival de Jazz de Pelotas: 2010), num megaevento de três dias. Cada um dos espetáculos reunia um artista local e um convidado, no esquema "show de abertura/show principal".

O segundo Festival realizou-se em maio de 2013, com diversas figuras nacionais e internacionais (v. nota Festival de Jazz 2013), apresentações ao ar livre e no Teatro Guarani, em maratona ao longo da tarde e da noite.

Os organizadores agora buscavam colocar o nome de Pelotas numa rota nacional de turismo musical, especificamente na área do jazz, prometendo para 2014 megaeventos paralelos em Porto Alegre e Rio Grande.

Na terceira versão, Hermeto volta a Pelotas junto a outros grandes nomes da fusão musical brasileira e dos ritmos sincopados (v. programação 2014 em nota UFPel).

O 3º Festival foi precedido, cerca de um mês antes, pelo 1º Porto Alegre Jazz Festival e por um show especial de João Donato em seus 80 anos de idade (v. postagem Donato 80 em Pelotas). Um ano antes, o grupo de Donato havia feito o encerramento do 2º Festival.

Acesso ao Teatro Guarani
  • As senhas de entrada estão sendo trocadas por doações, na SECULT (Praça Coronel Pedro Osório nº 2). 
  • Para o show do dia 20 às 22h (João Bosco Quarteto), a entrada foi um quilo de alimento não perecível.
    Para ver o show do dia 21 às 22h (Egberto Gismonti), troque a entrada, no dia 18 de manhã, por um litro de leite (caixa longa vida).
    Para o dia 22 às 18h (Naná Vasconcelos), dê no dia 19 um brinquedo em ótimo estado.
  • As senhas (somente duas por pessoa) têm validade até 10 minutos antes das apresentações (21h50min ou 17h50min). Os lugares vagos a partir desse momento serão ocupados mediante fila de espera na porta do teatro.
Acesso à Rua do Jazz (palco ao ar livre, defronte ao Teatro Guarani)
  • Os espetáculos na Rua Lobo da Costa são gratuitos, sem senhas de acesso.
Duo Finlandia na "Rua do Jazz", 10 de maio de 2013

Fotos: Lopes Jr. (1), Facebook (2)

POST DATA
19-11 Veja a postagem Programação maratônica do 3º Festival de Jazz.
21-11 Veja a nota da RBS Começa o Pelotas Jazz Festival.
22-11 Diário Popular registrou em vídeo momentos da apresentação de Richard Galliano.

Nenhum comentário: