domingo, 9 de novembro de 2014

1º Festival de Jazz de Pelotas (2010)

Moviola Filmes documentou momentos do 1º Festival de Jazz de Pelotas

A versão pioneira do Festival de Jazz de Pelotas realizou-se em julho de 2010 no Teatro Guarani, em três noites dentro da Semana de Pelotas (v. programação). O documentário de 15 minutos da Moviola Filmes (acima), dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza, mostra os momentos mais emocionantes desses dias, junto a declarações dos principais envolvidos, entre organizadores e artistas.

Participaram nomes da música local, como Gilberto Oliveira, Celso Krause e o grupo Quebraceira, e convidados especiais: o uruguaio Hugo Fattoruso (com seu grupo Rey Tambor), Geraldo Flach e seu quinteto, e o legendário Hermeto Pascoal. Nesta ocasião destacado como patrono do evento por sua trajetória, o gaúcho Geraldo Flach veio a morrer meses depois, em janeiro de 2011 (v. Wikipédia).

A ideia nasceu no Clube de Jazz de Pelotas, como a realização de um sonho antigo, e, posteriormente, o evento denominou-se Pelotas Jazz Festival (com pronúncia à inglesa, jazz féstival). Não se trata propriamente de um festival por não existirem concorrentes nem premiações, mas sim com a grandiosidade de um evento de vários dias e com figuras de importância internacional.

Grande entusiasta do Festival desde o início, Hermeto Pascoal disse que este "veio para ficar" e que esperava "voltar o mais rápido possível", segundo registrado neste documentário. A ocasião demorou 4 anos, mas chegou. Visitando a orla do Laranjal, o alagoano exaltou a beleza do Balneário dos Prazeres:
Isto aqui é um Céu na Terra!

Imagem: Festival de Jazz

Um comentário:

Anônimo disse...

Francisco, em 2010 o Hermeto participou de uma longa conversa no estúdio da RadioCom, onde esbanjou sua originalidade e afeição ao festival e a cidade.
Vale a pena conferir no Youtube.
Ela está dividida em três partes.
parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=otA0ZRCcOIo
parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=hfuCSDVxsRc
parte3:https://www.youtube.com/watch?v=inldK0mu8VY
Eu possuo o áudio com a gravação completa e prometo compartilha-lá aqui no blog. (assim que achar em meio a tantos áudios gravados)
Por sinal, a RádioCom (104.5FM) é simplesmente exemplar, ouçam.