terça-feira, 30 de setembro de 2014

Corredor Arte: 285 mostras de arte em 14 anos

O que seria somente um corredor de passagem 
dos sentimentos que mais se fazem presentes neste ambiente 
- como angústia, tristeza, dor, medo - 
passa a ser, com a arte, 
um corredor de alegria, de vibração, de esperança e de vida. 
Ana Brod
Em agosto de 2009, o Corredor mostrou obras de Rita Westendorff e Eneida Martí.
O projeto Corredor Arte comemorou, no dia 18 de setembro, 14 anos de existência no Hospital Escola da UFPel. O espaço já foi visitado por incontáveis pintores, fotógrafos, artesãos e talentos artísticos de Pelotas e região, estreantes e consagrados. A exposição comemorativa é a de número 285, e conta com fotos do próprio Corredor Arte ao longo de sua história.

Os corredores de hospitais servem para o deslocamento de pacientes e funcionários, num contexto de trabalho e de recuperação da saúde, geralmente sério e numa atmosfera carregada de tensão e expectativas não resolvidas.

No Corredor Arte, o clima hospitalar é mais descontraído e humanizado, pois cores e texturas convidam a uma parada no caminho, para pensar e sentir o que a vida nos oferece nas entrelinhas. Como a arte tem valor terapêutico, pode ser um refúgio para quem está passando por um momento difícil.

Jornalista Helena Schwonke com a artista Deborah Blank Mirenda, em setembro de 2010
Nesta exposição comemorativa, que fica desde 17 de setembro até 7 de outubro de 2014, podem apreciar-se desenhos de Marina Guedes (v. nota de 2009), telhas de Nely Rodeghiero (v. postagem de 2011), quadros do artista italiano Michele Iannarella, e outras inúmeras formas de arte e artistas que contam alguns momentos da história do Corredor Arte.

Em 21 fotos tomadas pelo departamento de comunicação do hospital, a mostra evoca momentos que foram passados neste espaço, em 14 anos. A ideia é reviver as emoções que o público e os participantes puderam sentir, e retratar o espírito do projeto, que é a humanização do ambiente hospitalar. Outras características do projeto foram descritas na postagem Corredor Arte: 9 anos unindo arte e saúde.
Em setembro de 2000 o Departamento de Comunicação do Hospital Escola e o Instituto de Letras e Artes conceberam o Corredor Arte, como parte do projeto Arte e Saúde do ILA. Sua base teórica e prática estava no valor terapêutico da arte, já estudado pela ciência, e que outros hospitais de Pelotas mais tarde também utilizariam. F. A. Vidal
O italiano Michele Iannarella (E) expôs em setembro de 2012 (v. postagem)

Nenhum comentário: