terça-feira, 18 de setembro de 2012

Michele Iannarela em mostra individual


O artista italiano Michele Iannarella está há 9 anos radicado em nossa cidade, e seguiu dedicado à arte da pintura, criando e expondo suas obras. Em 2010 foi destacado seu trabalho aqui no blogue (leia o post Sonhos dedicados aos sonhadores). Agora o vemos em exposição individual, por primeira vez no Corredor Arte, no momento em que este projeto completa 12 anos de funcionamento no Hospital Escola da FAU-UFPel.

Michele nasceu na cidade de Valva, em 1958. Ainda adolescente mudou-se para a cidade de Eboli, onde frequentou o Liceu Artístico; lá começou a expor suas obras em 1974, aos 16 anos.

Em 1997, juntamente com outros artistas ebolitanos, fundou a associação artística “Liberart”, ainda atuante naquela cidade. Em 2003 transferiu-se para o Brasil, para a cidade de Pelotas, onde deu continuidade a sua atividade artística. Possui extensa participação em exposições coletivas e individuais na Itália. Já recebeu dois prêmios  em seu país e uma premiação em Pelotas, no Salão da Primavera de Artes Plásticas, em 2010.

Nesta mostra, intitulada “Fragilidades”, o artista traz 15 obras, que ficarão expostas até a segunda-feira 8 de outubro (dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais). Ele aparece na foto acomodando um dos quadros, junto à coordenadora do espaço cultural, Ana Lúcia Brod.

Em suas grandes telas, que representam o que se poderia chamar de "paisagens semiabstratas", Michele inclui objetos do cotidiano, formas lúdicas, elementos oníricos, coisas do imaginário pessoal e coletivo, provocando o espectador a fazer associações concretas e simbólicas. Sobre o tema referido pelo título, a artista pelotense Giane Casaretto explica que as fragilidades seriam o modo em que as relações se estruturam na sociedade.
Imagens: Comunica

Nenhum comentário: