domingo, 29 de março de 2015

De Rio Grande a Pelotas, voo em 10 minutos


O consultor em informática Rodolfo Nützmann veio de São Paulo a trabalho e, no retorno, filmou o voo de Rio Grande a Pelotas, pela empresa NHT, a bordo de um L 410 UVP-E20, da fábrica tcheca LET Aircraft Industries. O percurso por terra é de 57 km, feitos hoje em dia em 40 ou 50 minutos. Neste caso, o voo foi realizado em 15 minutos, no dia 24 de fevereiro de 2012, das 18h17 às 18h33, com velocidade média de 220 km/h. Coisa rotineira para viajantes, mas uma aventura inusual para quem conhece estas cidades somente no chão ou nas águas.

O autor do vídeo incluiu comentários explicativos, ao modo de um guia turístico; no entanto, é preciso dizer que Pelotas não data de 1758, pois a primeira urbanização da freguesia somente foi autorizada em 1812. O ano referido é o da concessão das terras locais ao sesmeiro Thomaz Luiz Osório (v. histórico de Pelotas e da cidade de Rio Grande).

O rio que se vê no minuto 10 é o Canal São Gonçalo (historicamente denominado Sangradouro da Mirim, pois se acreditava que fosse o escoadouro das águas da Lagoa Mirim em direção ao mar). Seu principal afluente, visível na filmagem, é o Arroio Pelotas, patrimônio natural e cultural da região, antigamente conhecido como Rio das Pelotas.

Em um minuto, o avião sobrevoa todo o centro urbano e entra a seguir no grande bairro das Três Vendas, contornado em mais 4 minutos. O pouso é feito no Aeroporto Internacional de Pelotas, extraoficialmente conhecido como Bartolomeu de Gusmão. Em março de 2015, está em processo de aprovação no governo federal o nome oficial de Aeroporto João Simões Lopes Neto. Justamente no presente ano comemora-se o sesquicentenário do nascimento do escritor pelotense (1865-1916) e o centenário de sua morte.

Nenhum comentário: