quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chover no molhado, chover no inundado

Fernando Osório e Guilherme Wetzel formam um amplo espaço, que raramente inunda.
Hoje a esquina do shopping Zona Norte ficou intransitável por um par de horas (fotos de S. Machado).
Como acontece com frequência na região de Pelotas, baixa e úmida, uma forte chuva de poucos minutos alagou ruas e calçadas. A expressão "chover no molhado" é verificada com frequência, inverno e verão. O diferente foi que, desta vez, mais casas se viram afetadas e os carros estacionados ficaram tapados até acima das rodas em áreas que raramente inundam. Não houve feridos nem desabrigados.

O Facebook foi fonte de muitas imagens e algumas gozações com o governo municipal (v. Diário Popular). Cidadãos de caiaque faziam um protesto mudo e risível (jornal registrou um deles); veja foto de um navegante não virtual no MetSul. No meio da tarde, num sobrado da Voluntários, foi o andar de cima que inundou primeiro, com a água vazando para o térreo (vídeo aqui).

Canalete da Argolo foi inundado pela rua (fotos F.Añaña).
As primeiras gotas caíram às 14h30 e o toró somente aliviou às 17h, com reinício após as 19h. A imensa nuvem negra que chegava pelo sul indicava que a quantidade de "recurso hídrico" seria abundante.

Um ponto que é raro ver-se inundado é o da chamada "curva da morte", ante o centro comercial Zona Norte (foto acima). Ali, o estacionamento da Guilherme Wetzel ficou um lago, evitado por carros e ônibus.

A ampla área da Marcílio Dias com Sete de Setembro era outro lago; mas o estacionamento nessa esquina era elevado e não molhou o interior dos carros (vídeo de Thiciane Gomes). Cenas semelhantes foram vistas em vários pontos, com pessoas ilhadas, precisando de barcos.

Pelo canalete da Argolo, a vizinha tentava atravessar a rua sem ver o chão (foto à direita), e quase sem ver o canalete, que, desta vez, estava sendo tragado pela rua, o canal maior. Leitores do jornal Tradição enviaram fotos dessa área, que inunda com qualquer chuva. Na Anchieta com Major Cícero, onde jamais alaga, a água começou a entrar na loja da esquina (ver mais).

Na esquina dos generais (Osório com Argolo), onde não há o canalete aberto, a água entrava pelas casas. Numa delas, com vedação da porta transparente, podia-se ver, desde dentro, que a altura do pequeno mar ia acima dos joelhos. Confira abaixo a impressionante e inédita imagem. Como desgraça pouca é bobagem, aqui não se chove mais no molhado, somente no inundado.

A porta transparente vedada permitia ver o nível das águas lá fora (foto J. Machado).
Fotos: Facebook

POST DATA
20-02-15
Veja mais 19 fotos do aguaceiro de ontem nas ruas do Rincão das Pelotas.
21-02-15
A informação (v. notícia) é que caíram 156 mm em sete horas da quinta-feira, mais que o normal para fevereiro (147mm). O momento mais forte da chuva teve 86mm em 45 minutos.
22-02-15
Vídeo de Débora Ramos no Facebook.

Nenhum comentário: