sábado, 21 de fevereiro de 2015

7ª campanha "Reciclando Materiais"

A campanha Reciclando Materiais busca reaproveitar os materiais escolares que, mesmo em condições de uso, eram jogados no lixo por quem desejava ter um material totalmente novo. A iniciativa foi criada em 2009 pelas irmãs Daniela Meine (diretora do Ágape, Espaço de Arte) e Denise Viana, que começaram arrecadando cadernos e lápis usados entre seus amigos e vizinhos. Em anos passados, o blogue informou sobre esta ideia pelotense que deu certo, nas postagens Reciclando material escolar (2012) e Reciclando materiais para estudar (2013).

O simples gesto de doar uma caneta ou uma borracha usada simboliza uma atitude de solidariedade, que se faz necessária em nossa convivência social.  A campanha quer chamar a atenção para o fato de que algo a ser desprezado por uma pessoa com posses é de muita utilidade para quem nada tem.

Com o lema "O que é lixo para uns é luxo para outros", a campanha a cada ano vem ganhando mais doadores e voluntários. Hoje, a divulgação ultrapassou os conhecidos e é feita pela mídia local, que passou a ser de fundamental importância para o crescimento das doações. As principais fontes são as famílias e escolas mais ricas, onde sempre sobra algum material ainda em condições de uso.

Aceitam-se materiais aproveitáveis, como cadernos com folhas em branco, canetas com carga pela metade, lápis sem ponta, folhas soltas, um jogo de canetinhas incompleto, e todo material que possa ser usado na sala de aula. A campanha somente não aceita livros didáticos, pois são determinados pelas escolas e seu uso é grupal.

O material recolhido é recuperado e limpo, cadernos são encapados, lápis são apontados, e tudo é reunido em conjuntos que serão doados a quem necessita estudar e não tem os recursos para comprar material novo.

O trabalho de recuperação e reciclagem é voluntário. As organizadoras convidam adultos e crianças que queiram colaborar com este serviço generoso e prazeroso.

Nestes últimos anos, a soma de muitos gestos tem ajudado bastante a muita gente disposta a aprender e estudar. Em 2012, as organizadoras da 4ª edição da Campanha confeccionaram mais de 400 kits, que foram distribuídos para entidades como a Casa da Prece, a Escola Ferreira Viana e o serviço de pediatria da Faculdade de Medicina da UFPel.

Em 2014, os beneficiados foram o Núcleo Rotary Vila Castilhos, a comunidade da Igreja do Porto e a Escola da Colônia Z3. Também foi entregue material reciclado para a assistente social Daniela Fossati, que trabalha diretamente com a população carente no CRAS Areal.

Em 2015 a campanha ganhou novos parceiros, que funcionam como pontos de arrecadação: a Farmácia Uso Indicado (Voluntários 1050) e a Doceria Márcia Aquino (Av. Bento Gonçalves 3295).

Faça uma vistoria em seus materiais e presenteie aquilo que não for usar mais. Pense que suas coisas não usadas não são lixo, e serão úteis para alguém. O centro das doações é a casa do Ágape (Anchieta 4480). A segunda-feira 2 de março é a data limite para entrega. Quem não puder entregar pessoalmente, ligue para 3028 4480, 8416 6762 ou 8464 5231.

Fotos: D. Meine

Nenhum comentário: