terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fãs de fusca


A estudante de Nutrição Tamires Von Pfeil, de 20 anos, tem um gosto especial por coisas antigas e uma paixão por fusquinhas, tomada do seu pai. Ela economizou dinheiro para comprar seu primeiro carro, que obviamente seria um fusca, até achar o de sua preferência, um modelo amarelo 1300L, ano 1977. O pai de Tamires apoiou o namoro surpreendendo a filha com a compra.

A paixão de Tamires ganhou a capa;
o vídeo foi preferido dos internautas.
O Diário Popular reporteou o caso em 2014 (leia a matéria) a propósito do Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro. Nessa data, o queridinho de Tamires ainda ganhou de presente uma reforma na lataria. Circulando pela Andrade Neves, desde o Parque Antônio Zattera em direção ao calçadão, a entrevistada declarou seu amor eterno aos fusquinhas. Ela participa no "Love Machine Fusca Club" (v. blogue do grupo criado em 2012 e página no Facebook).

A reportagem de Camila Faraco, com imagens de Carlos Queiroz, saiu na edição impressa de 30-1-14 e no sítio virtual. A matéria ganhou chamada na capa daquela quinta-feira (dir.), com a foto de Tamires e o fusca amarelo. Entre os cerca de 240 vídeos produzidos pelo Diário Popular na web em 2014, este foi o 6º mais visitado, com 4840 acessos até 31 de dezembro passado.

O Código de Trânsito considera "infração média" o uso de calçados que afetem o uso seguro e firme dos pedais, como os de salto alto ou de sola muito lisa. Chinelos, tamancos e qualquer calçado solto são expressamente proibidos pela lei (v. nota do DETRAN-MT). Dirigir descalço não é proibido, mas também não é o ideal; no entanto, os especialistas consideram mais seguro que usar um chinelo solto. Já que a reportagem passou por alto este detalhe, é de se esperar que, naquele dia, Tamires dirigisse descalça e usasse os chinelos para caminhar.

Veja abaixo a reportagem audiovisual (com a música de 1939 "In the mood", de Glenn Miller, ouça o som original) e, a seguir, mais informações sobre o velho modelo Sedan da Volkswagen, fabricado desde o final da década de 1930 para ser um "carro do povo", e hoje conhecido como o carro mais popular do Brasil.


O Dia Nacional do Fusca em 2014 foi destacado pelo Jornal do Carro do Estadão. A comemoração teve início em 20 de janeiro de 1989, por iniciativa da Volkswagen do Brasil. Veja o porquê da data no portal da Maxicar.

O especialista Alexander Gromow explica que o nome Fusca, usado somente no Brasil, nasceu da pronúncia alemã da palavra Volkswagen (fôlks-váguen) e de sua abreviatura "VW" (fau-vê). A fábrica começou com um único modelo, o Sedan, que ficou conhecido pelo nome da marca: no Brasil, sintetizado para "folks" e simplificado na fala popular para "fulque" (no Paraná), "fuca" (RS) ou "fusca" (SP). Ao redor do mundo, o carrinho ganhou apelidos pela forma arredondada: tartaruga, bolha, besouro, baratinha, escaravelho, joaninha, sapo, corcunda (informações tomadas da Wikipédia).

Sobre o Fusca e sua volta às fábricas, no Governo Itamar, o paulista Gromow foi entrevistado no Jô Onze e Meia, do SBT, em 1 de março de 1993. Acompanhe abaixo o vídeo da entrevista (desde o minuto 6:35), um dos registros mais antigos do programa do Jô, que hoje é um dos mais longevos da TV brasileira (12 anos no SBT + 15 anos na TV Globo).


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