sábado, 6 de dezembro de 2014

Vinholes fala em programa canadense

Vinholes trabalhou no Canadá doze anos e ainda é um ativo articulador cultural.
A Rádio CKCU FM 93.1, emissora ligada à Universidade Carleton, de Ottawa (Ontário, Canadá), começou a apresentar, esta quinta (4-12), uma série de 3 programas sobre a vida e obra do pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes. O trabalho pioneiro e criativo do diplomata, músico e escritor brasileiro é reconhecido no mundo todo como uma contribuição cultural ao entendimento entre as nações.

Conduzido pelo professor aposentado e pesquisador cultural Lloyd Stanford, o programa chama-se Third World Players (Jogadores do Terceiro Mundo) e, à base de uma entrevista entre Stanford e Vinholes, realizada em outubro passado no Canadá, constituiu esta série, a qual toma o título “Sobre música, poesia e diplomacia: L. C. Vinholes”. O primeiro capítulo (33 min) pode ser ouvido nesta página da rádio (ícone "Listen now").

A CKCU se mantém com doações.
Não transmite anúncios comerciais.
Os próximos capítulos poderão ser acompanhados ao vivo (ícone LISTEN LIVE), nos dias 11 e 18 de dezembro, sempre às 21h (hora de Brasília), ou na lista de programas, quando o áudio estiver disponível (v. o do dia 11 e o do dia 18).

A entrevista está em inglês e, além do diálogo, reproduz gravações das peças musicais de Vinholes Tempo-Espaço VIII (1974) e Tempo-Espaço IX (1975), para conjunto de câmara, gravadas pela Orquestra Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro sob a regência do maestro Leandro Gazineo.

A informação acima foi enviada hoje por email a este blogue, pelo próprio Vinholes, que em novembro passado esteve em Pelotas, como patrono da 42ª Feira do Livro (v. artigo sobre ele neste blogue). Atuante na área cultural desde a década de 1950, o diplomata trabalhou no Japão, Paraguai, Canadá, Itália e Brasil, além de visitar outros países.

Em seu sítio virtual, a rádio CKCU se apresenta como a primeira rádio canadense com base num campus universitário. Desde novembro de 1975, a emissora oferece uma programação cultural, não comercial, à comunidade universitária, assim como aos ouvintes de todo o seu alcance, num raio de 100 km (atualmente incluindo o planeta inteiro, pela internet). Transmite sem interrupção, todos os dias do ano (v. mais informação na Wikipedia em inglês).

A rádio da Universidade Carleton transmite do 5º andar do prédio central.
Imagens: D.M. (1), CKCU (2), Examtime (3)

Nenhum comentário: