sábado, 13 de dezembro de 2014

Pelotense é bicampeão nacional de Kung Fu

Aos 22 anos, o pelotense Breno Berny Vasconcelos venceu o 25º Campeonato Brasileiro de Kung Fu/Wushu, realizado na cidade de Leme (SP), na última semana de novembro, e no qual participaram mais de 700 atletas de vários estados do país. Não é a primeira vez que o atleta conquista o título. Em 2013, ele trouxe para Pelotas o primeiro título nacional de sua carreira.

Breno obteve medalhas de ouro e bronze em 2014.
O atleta pelotense, que - como tricampeão estadual - há três anos representa o Rio Grande do Sul na competição nacional, desta vez competiu na categoria principal da modalidade Taolu, na qual o atleta deve mostrar habilidade em coreografias, com as mãos livres ou com armas.

Breno enfrentou atletas do mais alto nível ao apresentar duas coreografias individuais: uma sem armas, que lhe garantiu uma medalha de bronze, e outra com a espada, onde conquistou a medalha de ouro e o bicampeonato.

Com o título, Breno entra na disputa por uma vaga para representar o Brasil nos campeonatos internacionais de 2015: o Campeonato Sul-Americano (no Paraguai, em julho) e o Mundial (na Indonésia, em novembro). Em março, viaja a Campinas, para participar do primeiro treino classificatório que formará a seleção brasileira.

Tricampeão gaúcho e bicampeão nacional, Breno entrará
na competição internacional. Mas requer apoio financeiro.
Ele agora busca apoio financeiro para custear os treinos em São Paulo e a sua possível participação em campeonatos internacionais (v. a página web de Breno Berny Vasconcelos). Seu preparador físico é Marcelo Zanusso Costa, da Academia Equilíbrio.

O Wushu, conhecido popularmente como Kung Fu (v. Wikipédia), é uma arte marcial com raízes na história milenar da China. Atualmente, o Kung Fu ganhou uma roupagem mais esportiva, não mais em nível de técnica para a guerra, estando entre os esportes mais cotados para virar modalidade olímpica.

Em nível de competição, o Kung Fu tem duas modalidades: o Sandá é a luta corpo-a-corpo (free sparring) entre duas pessoas, seguindo regras específicas da modalidade; o Taolu refere-se à demonstração de habilidade e destreza corporais em lutas pré-coreografadas, apresentadas em grupo, trios, duplas ou individualmente, com as mãos livres ou com armas, tais como espadas, bastões e lanças.



Fonte: ASCOM

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha ver-se um jovem investindo em si mesmo, através do esporte! Temos assistido a mídia projetar tanta vulgaridade, tanta superficialidade, que, ao vermos no surf, no Kung e tantas outras práticas desportivas, em tantas outras profissões, o jovem se destacando, através de tremendo esforço pessoal, dá-nos alento para olhar o futuro com esperança!
Feliz Natal 2014 a toda a juventude brasileira, e que o próximo, com a participação de todos, seja pleno de saúde, alegrias e realizações! Loiva Hartmann