domingo, 2 de novembro de 2014

Sítio Sonho Meu

Sítio Sonho Meu, em Morro Redondo, é o segundo ponto do roteiro de turismo rural "Morro de Amores".
A menos de uma hora de Pelotas por estrada asfaltada, o Sítio Sonho Meu, no município de Morro Redondo, tem local propício para inserção total com a natureza. Um dos atrativos do sítio é uma trilha inspirada na oração de São Francisco de Assis ("Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz").

A vida nas zonas urbanas gera tal agitação e estresse no dia-a-dia que a população busca opções de tranquilidade e saúde mental nas zonas afastadas, como as praias, o campo e as montanhas. Os atuais roteiros turísticos tentam atender a essa demanda, sendo que em território pelotense já se estruturou uma Rota Colonial, com mais de uma dúzia de pontos de visitação.

Por outro lado, no Morro Redondo, antigo distrito de Pelotas, está se construindo o roteiro denominado "Morro de Amores". De acordo à reportagem do Jornal Tradição, parcialmente transcrita abaixo, o primeiro ponto foi o Café Paiol, no Rincão da Caneleira. O segundo foi o Sítio Sonho Meu, situado na Colônia Cachoeira (v. a reportagem do Morro Redondo Online).

Mesa de café colonial no Sítio Sonho Meu
Este ano será incluída uma terceira opção no roteiro, a Cantina de Vinhos Nardello, que já pertencia ao roteiro colonial de Pelotas, mesmo estando na Colônia São Domingo, Morro Redondo (v. nota do Consumidor RS). Em 2015 o projeto Morro de Amores seguirá crescendo, com mais quatro pontos turísticos.

Sítio Sonho Meu

“Agora não é mais meu, é nosso”. Com esta frase, o professor aposentado Cilon Rodriguez, dono do empreendimento, abriu as portas do local, terça passada (28-10). Ele lecionou por 36 anos Teorias da Comunicação no curso de Jornalismo da UCPel, e adotou Morro Redondo como lar.

Após uns anos morando ali, considerou um desperdício não dividir a bela paisagem de seu sítio com as demais pessoas. Deste modo, entrou para o projeto turístico, feito com o município em parceria com o SEBRAE, que deseja criar o roteiro Morro de Amores.

No Sítio Sonho Meu, os visitantes encontram almoço e café colonial. A propriedade atende grupos fechados, com o mínimo de 20 pessoas e o máximo de 70 pessoas, ao valor de R$ 30 por pessoa. Há dois cardápios de almoço (galeto e feijoada) e um terceiro cardápio de café colonial.

Na porta do Sonho Meu, um painel manda que as pessoas deixem seus “bodes” amarrados ali, em uma brincadeira para que os problemas sejam esquecidos durante a estadia no Sítio.

Na visita, os turistas também encontrarão uma trilha, de cerca de um quilômetro, dividida em 15 partes, baseadas nas 15 estrofes da oração de São Francisco de Assis. A peregrinação e a oração servem como alívio de tensões físicas e mentais, exercício de meditação, e como um retiro espiritual para transformar a vida.

Em outro ambiente dentro da propriedade, os turistas encontram artesanatos inspirados na cultura alemã. Os materiais são feitos, por exemplo, em palhas de bananeiras, e em breve também haverá trabalhos em crochê e com couro dos curtumes localizados no próprio município.

Segundo uma das artesãs, Elizabete Volz, o grupo hoje conta com nove pessoas, mas a expectativa é de aumentar este número, para conseguir atender a todos os empreendimentos do roteiro turístico Morro de Amores. Os artesanatos se inspiram, sobretudo, na arquitetura alemã.
Fotos: Tradição Regional e Facebook (2)

POST DATA
7-11-14
Imagens aéreas da Rota Morro de Amores: Pousada da Cachoeira, Sìtio Sonho Meu, Café Paiol e Vinhos Nardello (Fly Camera Pelotas e Rastro Selvagem).

Nenhum comentário: