domingo, 23 de novembro de 2014

Pelotas Doce Natal 2014

Em 2013, a Fonte das Nereidas se transfigurou com as cores e os sons das Águas Dançantes.
Há um ano, o projeto Pelotas Doce Natal trouxe ao centro da Princesa do Sul uma nova e impressionante decoração do ambiente urbano, iluminando a Praça Coronel Pedro Osório e prédios de sua volta. Namorados, famílias, jovens, noivos recém saídos da igreja, turistas, o povo e a cidade ocuparam a praça e o calçadão, impregnando-se com sensações de magia e romantismo.

A descrição parece exagerada, mas para quem presenciou toda palavra parece insuficiente. Diário da Manhã publicou em 2013 a reportagem O encanto da população pela praça.

O lançamento do 2º Doce Natal será no próximo sábado (29-11) às 21h, com Águas Dançantes, luzes e música, em torno à Fonte das Nereidas. O megaevento é possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

O primeiro grande show será no final do dia seguinte (domingo 30-11), na praça: o espetáculo musical Doce Natal, da Sociedade Música pela Música. A série de eventos continuará por 30 dias, até o último domingo de 2014 (28-12).

Na quinta 4 de dezembro, é a vez do Concerto de Natal do Conservatório de Música, na Biblioteca Pública, às 19h30. Esta casa da UFPel propõe um novo projeto de extensão: apresentar músicas natalinas, de autores eruditos e populares, no propício clima de paz e esperança que se vive em dezembro.

Na mesma noite (4-12) às 21h, estreia no Largo do Mercado o espetáculo de teatro e dança Doce Natal, encenando uma história natalina de forma divertida e fantasiosa, com uma linguagem metafórica e atual. O espetáculo será reapresentado no sábado 6, quinta 11, sábado 13, sábado 20, domingo 21 e segunda 22 de dezembro, em mesmo horário e lugar.

Sexta 5 de dezembro, haverá dois espetáculos simultâneos às 21h:
Há dias, foi montada no Largo Edmar Fetter
uma árvore mais alta que as torres do Mercado. 
  • Kleiton e Kledir trazem ao Teatro Guarani suas canções em versão acústica (ingressos antecipados),
  • por outro lado, o Papai Noel inicia sua chegada com um passeio desde o Asilo de Mendigos até o Mercado Público, onde o prefeito Eduardo Leite lhe entregará as chaves da cidade.
    Cada anoitecer, do sábado 6 ao domingo 21 de dezembro, o Bom Velhinho e sua comitiva receberão crianças e adultos, ante uma árvore iluminada de 15 metros, no largo do Mercado (dir.).
Domingo 7 de dezembro, a Companhia da Dança apresenta seu show anual de professores e alunos, no Teatro Guarani, às 21h (ingressos na escola, rua Quinze 755). No mesmo dia e hora, na Catedral católica, outro espetáculo da Sociedade Música pela Música, fazendo parte do ciclo de música sinfônica SESI Catedrais. Por serem em recintos fechados, este dois eventos podem não estar inseridos no programa do "Pelotas Doce Natal", mas estão no mesmo espírito de animar a doçura natalina.

O lago da praça foi um espelho para um presépio iluminado, com o fundo de edifícios (foto de 2013).
Fotos: Divulgação CDL, Prefeitura (3)

Nenhum comentário: