quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Desenho de humor, 4ª mostra

De 20 a 30 de novembro, será realizada a 4ª Mostra de Desenho de Humor da UFPel, no prédio da antiga Laneira (av. Duque de Caxias 114). Conforme o Regulamento (v. Edital da 4ª Mostra Anual de Desenho de Humor da UFPel), a participação nesta mostra está aberta a toda a comunidade da Zona Sul. Cada pessoa pode inscrever até 3 trabalhos impressos, em uma ou mais categorias (Alberto Rosa 62, sala 106, 3284 5514), até esta sexta (14-11), das 9h às 17h.

Inscrições foram prorrogadas até 14 de novembro.
Foram definidas 7 categorias de Desenho de Humor:
  • Cartum: temática universal e atemporal.
  • Charge: atualidade.
  • Caricatura: sátira de traços físicos ou de personalidade.
  • Tira: sequência em poucos quadros.
  • História em Quadrinhos: sequência em uma, duas ou três páginas.
  • Desenho de Personagem.
  • Ilustração.
Mostras anteriores

O início das Mostras de Desenho de Humor foi em janeiro de 2010, no prédio ainda abandonado da antiga Cotada, defronte ao Porto de Pelotas. O espaço e a própria definição da mostra foram pioneiros naquele ano.

A segunda versão ocorreu em outubro de 2011 na Laneira, iniciando o esquema de destacar nomes especiais de artistas do humor. O quadrinista André Macedo foi o convidado especial; Renato Canini, então residindo em Pelotas, foi o homenageado.

Em 2013, o evento retornou, com um bom número de participantes. As inscrições foram estendidas para além do universo acadêmico, com cinco modalidades. Quanto ao "humor" do título, o professor Pellegrin disse que todos os trabalhos foram aceitos, sem qualificar a comicidade dos conteúdos.

O convidado foi o quadrinista e artista gráfico pelotense Odyr Bernardi, autor do painel de entrada, no qual revelava parte de seu processo criativo, com auxílio de desenhos e quadros. Como homenageado, foi escolhido o ilustrador e cartunista Edgar Vasques (v. reportagem no Diário Popular).

A quarta mostra

Uma das novidades de 2014 são sete desenhos em grande tamanho, a serem reproduzidos nas paredes da antiga Laneira, prédio agora em reformas. A intenção é provocar o distanciamento do público – para conferir esses trabalhos maiores – e a aproximação – para perceber os detalhes dos menores. Um dos trabalhos gigantes é uma pintura em grafitagem, em homenagem póstuma ao gaúcho Renato Canini, que morreu recentemente em Pelotas.

O artista convidado deste ano é o desenhista pelotense Rafael Sica, 35 anos (v. apresentação), que em agosto passado teve a primeira exposição na cidade (v. reportagem). Ele desenha desde os 15 anos, já publicou em jornais e livros, e atualmente publica seus trabalhos na internet (v. seu sítio Rafael Sica e Friquinique).

O homenageado da 4ª Mostra é o cartunista gaúcho Santiago, apelidado por sua cidade natal, famoso por suas charges desde a década de 1970 e cujo nome de batismo ficou praticamente desconhecido: Neltair Rebés Abreu (v. Wikipédia).
Imagens: Facebook (1), Idea Fixa

Nenhum comentário: