segunda-feira, 6 de outubro de 2014

"Ecos de Marselha" vem a Pelotas por primeira vez

Esta semana (terça 7 e quarta 8), Pelotas presenciará Mostra Especial de filmes latino-americanos em parceria com o Festival de Cinema de Marselha (França), denominado “Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région PACA” (Encontros do Cinema Sul-Americano, de Marselha e Região PACA). A região PACA francesa inclui as subregiões Provença, Alpes e Costa Azul. O festival costuma realizar-se em março, e em 2014 esteve em sua 16ª edição.

Auditório da UFPel na Álvaro Chaves 487
A seleção de filmes do Festival chama-se "Ecos de Marselha", já foi a Buenos Aires em anos passados, e agora será apresentada no auditório da Lagoa Mirim da UFPel (Álvaro Chaves 487, esquina Lobo da Costa).

A primeira mostra "Ecos de Marselha em Pelotas" é um passo inicial do projeto “Sala de Cinema Digital do Mercosul”. A proposta é montar uma sala de cinema digital da UFPel, com sessões semanais gratuitas de filmes de difícil acesso ao público, que circulam em festivais, filmes universitários e produções latino-americanas.

Ao mesmo tempo, o “I Ecos de Marselha em Pelotas" é uma realização do Laboratório Integrado de Produção Audiovisual (LIPA) projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel.

O evento inicia na terça (7-10), às 17h, com palestra de Leonor Harispe, organizadora do Festival em Marselha e presidente da ASPAS (Associação Solidariedade Provença/América do Sul).

Os filmes são exibidos a partir das 19h30min, terça e quarta. A entrada é franca, com lugares limitados, por ordem de chegada (a sala tem 88 lugares); por esse motivo, haverá distribuição de senhas a partir das 18h30 no próprio local.

Programação
  • Longa-metragem:
El Rincón de Darwin, de Diego Fernández (Ficção, Uruguay-Portugal, 78min)
  • Curtas-metragens:
He, de Héctor Orbegoso Rivera (Ficção, Venezuela, 12min30)
Tempo Adagio, de Alcione Guerrero (Ficção, Venezuela, 10min55)
Madera, de Daniel Kvitko (Documentário, Cuba, 25min)
Meu Amigo Nietzsche, de Faustón da Silva (Ficção, Brasil, 15min)
  • Mostra especial: 8 curtas de Juan Pablo Zaramella:
Luminaris (6min20), El desafio (3min16), El Guante (9min55), Hotcorn (1min), Lapsus (3min33), En la Ópera (1min), Sexteens (5min20), Viaje a Marte (16min).

Sobre Zaramella veja Wikipedia, entrevista no Anima Mundi e filmes no Vimeo.
Fonte: UFPel

Nenhum comentário: