domingo, 12 de outubro de 2014

Ave Maria de Pelotas


Há quatro anos, Pelotas tem sua própria Ave Maria cantada. A melodia foi composta em 2008 pelo aposentado Pedro Monteiro, 81 anos, integrante do Coral Santo Antônio (a letra em latim pertence à tradição católica). Em 2013, Monteiro gravou vídeo (confira áudio, cantando a música 4 vezes, com acompanhamento de teclado), com imagens de igrejas de Pelotas (Catedral, Porto e Fátima).

Monteiro "intuiu" a música, confeccionou a partitura,
gravou vídeo e agora o divulga na imprensa.
Para escrever a partitura e terminar a harmonização, o cantor-compositor teve a ajuda de músicos conhecidos na cidade, como Possidônio Tavares, José Chagas e o professor Alfonso Celso da Costa Jr., ex-diretor do Conservatório de Música da UFPel.

Como autor, Monteiro diz que somente "plasmou" a música, não que a tenha composto, pois sente que a recebeu por intuição de um músico já falecido.

Sempre com o apoio de Paulo Santos no teclado, a parceria ressurgiu para homenagear Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, neste domingo (12-10). Esta notícia foi veiculada pelo Diário Popular (v. notícia), que produziu o novo vídeo com a dupla (acima).
Foto: M. Farias (DP)

Nenhum comentário: