terça-feira, 30 de setembro de 2014

"Na estação", curta de 2010


Há quatro anos, estudantes do 5º semestre do curso de Cinema e Animação da UFPel produziram o curta-metragem experimental "Na estação". Tudo foi filmado nos trilhos próximos à antiga ferroviária de Pelotas, por onde hoje só passam trens de carga. Luciano "Zero" Gonçalves dirigiu o trabalho, que teve a atuação de Jean Alexandro (de boné), Lumilan Noda (de macacão) e Márcio Soares (de terno).

Em 5 minutos e meio, somente com mímica, a sequência mostra um duelo com traços surrealistas. O relato tem partes bem diferenciadas pela música (trechos de Tilman Sillescu): Abertura, com créditos à moda dos anos 70 (1 min), apresentação dos antagonistas (1 min), tensão inicial sem armas (1,5 min), manifestação do conflito armado com clímax (1 min), desenlace (20 s) e Final, com créditos à moda atual (40 s).

As muitas construções antigas de Pelotas costumam facilitar a produção de filmes de época, pelo menos desde 1951, quando uma empresa paulista veio filmar aqui trechos do longa "Ângela" (v. postagem). Também há prédios semidestruídos, como esta locação ainda ruinosa, que já foi cenário de um curta da Moviola Filmes (v. Futebol, Sociedade Anônima). A filmagem mais recente em nossa cidade foi feita em maio de 2012: O Tempo e o Vento.

Nenhum comentário: