quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Caro Nome, Luísa Kurtz


A ária de Gilda conhecida como "Caro Nome" é uma das melodias líricas para soprano mais populares que existem. A canção expressa a doçura e a sensação de eternidade do primeiro amor, sentido pela personagem em relação ao homem idealizado. Pertence à ópera "Rigoletto" (1851), com música de Giuseppe Verdi e texto de Francesco Piave, num libreto baseado em obra teatral de Victor Hugo (v. Wikipedia).

O trecho é muito usado em recitais com grande público, pois além de agradar o ouvido permite mostrar a habilidade vocal da artista. Ele foi incluído num dos concertos do II Festival Internacional SESC de Música (Teatro Guarani, janeiro de 2012), com o desempenho de Luísa Kurtz e a orquestra dirigida por Evandro Matté (acompanhe letra e música na partitura para voz e piano).

Diário Popular impresso (10-04-2007, p. 21)
Luísa formou-se no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas em 9 de março de 2007. Na época, escrevi uma crítica do recital de formatura, publicada pelo Diário Popular um mês depois (dir., clique para ampliar).

Nestes sete anos, Luísa tem sido um dos motivos de orgulho para o Conservatório pelotense, e seus tantos alunos têm apresentado excelentes desempenhos no Brasil e no exterior, tanto nos cenários como na docência universitária.

A entidade particular que foi fundada em Pelotas, em 1918, para aprimorar a cultura musical hoje é um subdepartamento do Centro de Artes da UFPel. A comunidade tem visto o abandono sofrido por esta unidade universitária, por seu tradicional prédio e pelo ensino da música erudita, em mãos do governo federal, nos últimos anos (v. post Conservatório precisa de conservação).
Imagem: acervo do editor

Nenhum comentário: