quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Armandinho vem a Pelotas

Alexandre Beck autografa hoje (28-08) na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas os volumes 2 e 3 do Armandinho, que trazem as tirinhas publicadas no Facebook em 2012 e 2013. O desenhista já havia publicado dois volumes antes destes: o Um e o Zero, com tiras de 2011 e 2010. O personagem nasceu em jornais de Florianópolis em 2009, e seu pai mora em Santa Maria (RS) desde 2012.

Revista Samuel comparou o menino sábio brasileiro com o filosófico Calvin norte-americano (v. Wikipédia) e a Mafalda argentina, a criança que criticava a sociedade materialista do pós-guerra (ambos foram publicados por cerca de uma década, no século XX). Com a naturalidade das crianças, Armandinho denuncia as faltas éticas e anti-humanas do mundo adulto e tenta viver os valores de amor e respeito que deverão orientar a humanidade no futuro.

Durante esta semana, o autor se encontra em Pelotas, em visita a algumas escolas e para uma sessão de autógrafos, conforme ele mesmo informou na página do evento. Nesta ocasião dedicou desenhos à Princesa do Sul (abaixo).

No século XVIII, a região próxima ao "Arroio das Pelotas" era conhecido como Rincão das Pelotas.
É uma sorte poder comprar os livrinhos na livraria (mesmo que soe óbvio demais), pois o usual é que eles são comprados só pela internet (R$ 25). Leia entrevista com Alexandre no Diário de Pernambuco, reportagem no Diário Catarinense e resenha na Página do Enock.

O 28 de agosto é lembrado às vezes como o Dia do Livro, por ser o dia de Santo Agostinho, patrono do livro e da leitura, desde que sua conversão religiosa, no ano de 386 d.C., ocorreu pela leitura de um versículo da Bíblia escolhido ao acaso (Romanos 13, 13-14). Leia sobre a conversão de Agostinho.


POST DATA
29-08-14
Veja álbum com 237 fotos do lançamento.
3-09-14
O Diário Popular divulgou reportagem sobre o trabalho de Alexandre Beck no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: