domingo, 13 de julho de 2014

Semana tem variada agenda cultural


O Centro de Artes da UFPel organizou o Seminário Arte em Pelotas: Contexto cultural, atuação artística, espaços expositivos. A atividade será realizada semanalmente, até a primeira terça-feira de dezembro, no auditório do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

O primeiro encontro será às 18:15 desta terça-feira (15-7), com as palestras "Casa Redonda: Simultaneidades afetivas em arte colaborativa", pelo professor Paulo Renato Viégas Damé, e "Elementos ornamentais do ecletismo: relações entre o Rio de Janeiro e Pelotas", pelo professor Carlos Alberto Ávila Santos.

As inscrições seguem abertas até completar a lotação do auditório. São gratuitas, bastando dar nome e telefone no Núcleo de Extensão, na sede da rua Alberto Rosa. A seguinte dupla de palestras será em agosto, no mesmo local.


Em seu quarto ano de atividade, o Ágape Espaço de Arte criou para este mês o Ateliê da Música, uma série de apresentações para grupos pequenos.

A ideia é trazer mais músicos ao espaço da Anchieta 4480, que tem sido mais conhecido pelas artes plásticas, gastronomia e psicologia.

Nesta terça (15-7) às 20h, o trio de Celso Krause (guitarra), Gustavo Barbosa (baixo) e Maurício Veiras (percussão) interpretam a música de Djavan, com a participação especial das vozes de Cibeli Barbosa e Ana Mascarenhas

Reserve no Ágape (3028 4480) pois há somente 30 lugares disponíveis, a R$ 20 por pessoa.

As equipes de Nauro Júnior e Tânia Bellora inauguram esta quarta (16-7) a exposição Expedição FucAmérica, com fotos e vídeos das primeiras aventuras deste projeto, que tem como objetivo percorrer a América do Sul a bordo de um Fusca. Entrada franca.

Acompanhe pela página no Facebook os movimentos de Nauro Júnior e Caio Passos.


Esta quarta-feira (16) no Teatro Guarani (v. Blueticket), o baiano Caetano Veloso (nascido em 7-8-42) manda aos pelotenses um Abraçaço.

O mais recente CD de Caetano foi lançado em dezembro de 2012, contendo a canção com este nome (clique à dir.) e suas sonoras rimas espaço, pedaço, estardalhaço, amasso, palhaço, cansaço, que juntas terminam ganhando mais que um abraço.


Quinta (17-7) às 19h, o jaguarense Sérgio Veleda, que já morou em Pelotas, estreia seu livro Só acredito em um Deus que saiba dançar, na Vanguarda do Shopping Pelotas. O autor é um dos coordenadores da entidade Vale do Ser: Desenvolvimento Humano, Arte, Cultura, Ecologia e Convivência Cooperativa.

Em 408 páginas, o livro apresenta um mapa de trabalho interior a partir do sufismo, em busca de um Deus Devir, um Deus Movimento, um Deus que dança. O título está tomado de Nietzsche (1844-1900) em "Assim Falou Zaratustra", capítulo "Ler e Escrever" (v. trecho).

Mesclando poesia, filosofia e história, Veleda ousa apresentar o poeta Arthur Rimbaud como um sufi, e ligar sufismo e budismo. V. Diário da Manhã.


Além destas atividades, a sexta-feira (18-7) traz opções em literatura e música:
  • a inauguração do novo Setor de Literatura Uruguaia da Biblioteca Pública (11h), 
  • palestra sobre literatura do Uruguai com o escritor Aldyr Schlee, na Biblioteca às 18h.
  • o V Ciclo de Cinema e Filosofia, com o filme Música para os olhos (Brasil, 2006), documentário sobre o músico Cartola, no Centro do MERCOSUL, às 20h. Debate após o filme. Entrada franca.
  • Eduardo Maycá, cantor nativista de Santo Ângelo, traz a música missioneira a Pelotas, com Alzevir Maicá no acompanhamento ao violão: restaurante Mercado del Puerto, QUINTA 21h,
  • idem anterior, no restaurante Rincão Nativo, SEXTA 21h.
Estas 10 atividades não são todas as que se realizam esta semana, mas foram as que conheci de modo antecipado para publicar o post na segunda-feira. As que pude compilar ficam anotadas na Agenda Cultural, página deste blogue. 

Nenhum comentário: