sábado, 19 de julho de 2014

Luísa Kurtz atua no Messias de Haendel

Coral da Cidade de São Paulo e a Orquestra Acadêmica de São Paulo, dirigidos por Luciano Camargo
Neste mês de julho, a soprano Luísa Kurtz se apresenta no Oratório O Messias, de Haendel, na Sala São Paulo (terça 22, sábado 26 e domingo 27), segundo notícia do Ópera Atelier.

Os concertos com a versão integral do "Messias" reúnem o Coral da Cidade de São Paulo, a Orquestra Acadêmica de São Paulo e os solistas Luísa Kurtz (soprano), Luciana Pansa (contralto), Giovanni Tristacci (tenor) e Sebastião Teixeira (barítono), sob regência de Luciano Camargo.

Com ingressos a preços populares, haverá três apresentações na Sala São Paulo, nos dias 22, 26 e 27 de julho, sempre às 21 horas. A pré-estreia, no sábado 19 às 16h (com entrada franca ao público), não inclui a atuação dos solistas (v. página do evento no Facebook).

No sábado 12, as solistas Luísa Kurtz e  Luciana Pansa estiveram na Casa Mozart para um Café Cultural sobre a carreira e os estudos de canto lírico, sobre as oportunidades e experiências do estudo no Exterior e a expectativa para os concertos na Sala São Paulo. A conversa foi mediada por Luciano Camargo, e incluiu uma fala do maestro sobre a obra-prima de Handel (v. nota no portal Concertino). 
Estreado em 1742 em Dublin, na Irlanda, ao longo do tempo o "Messias" firmou-se como uma das obras corais mais conhecidas e apresentadas da música ocidental. 
Cantada em inglês, a obra possui três partes, 17 cenas e mais de 50 "movimentos", entre coros, árias e recitativos. Narra a trajetória de Cristo, do nascimento à morte e ascensão e, no final, deixa uma mensagem de fé e renovação.
São raros os concertos com a partitura integral do "Messias", em parte devido à sua extensão (2h e meia). Isso torna sempre especiais as apresentações completas do oratório, como as três que serão feitas em São Paulo em julho, com os 4 solistas, mais de 200 coralistas e cerca de 44 instrumentistas (leia mais sobre este espetáculo).
Aprecie (vídeo abaixo) My heart is inditing ("Meu coração transborda", do Salmo 45), o último dos quatro Hinos de Coroação, de G. F. Haendel, com integrantes do Coral da Cidade de São Paulo e da Orquestra Acadêmica de São Paulo, dirigidos pelo maestro Camargo.


Para conferir o desempenho das mesmas agrupações de São Paulo em formação completa, veja também um trecho de Carmina Burana, de Carl Orff, em concerto de 2012 na Sala São Paulo.

Como solista, Luísa Kurtz cantou, em dezembro de 2007, a ária para soprano do "Messias" de Haendel I know that my redeemer liveth, com a Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, em gravação realizada na Catedral de Santa Teresa. Clique no vídeo abaixo, acompanhe a letra e a tradução (o primeiro trecho é do Livro de Jó, seguido de um versículo da 1ª Carta aos Coríntios).


I know that my Redeemer liveth,
and that he shall stand
at the latter day upon the earth.
And though worms destroy this body,
yet in my flesh shall I see God.

For now is Christ risen from the dead,
the first fruits of them that sleep.


Sei que meu Redentor está vivo
e que no último dia se levantará acima da terra.
Mesmo que os vermes destruam este corpo,
ainda em carne viva eu verei a Deus [Jó 19, 25-26].
Pois agora Cristo ressuscitou dos mortos,
como primeiro fruto daqueles que dormem [1Cor 15:20].

POST DATA
23-07-14
Na primeira foto deste post, acrescentada hoje, aparece cantando o barítono Sebastião Teixeira, com os demais solistas líricos sentados no extremo esquerdo. Abaixo, os quatro agradecem junto ao maestro Luciano. Veja no Facebook mais fotos desta apresentação com solistas, tomadas por José Antônio Vieira. 


Sebastião Teixeira, Giovanni Tristacci, Luciana Pansa, Luísa Kurtz e o maestro Luciano Camargo
Fotos: J.A.Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das páginas mais belas, em que as vozes realmente nos remetem à espiritualidade, à beleza superior, à excelência da música clássica. Inesquecível. Deveria ser muito mais divulgada. Esse tipo de espetáculo é acessível, nos países desenvolvidos, a todas as classes. E isso as depura. O blog está cada vez melhor.
Loiva Hartmann/Conselheira do IJSLN/Cadeira 34 da APelL/Patrona do Blog