terça-feira, 29 de julho de 2014

Ecos do passado em Satolep

O fotógrafo Rafael Takaki começou a produzir a série "Satolep - Ecos do Passado", com aspectos de Pelotas em épocas diversas, que ele denomina "portais temporais". Dentro de uma mesma imagem, duas fotos são superpostas, criando um efeito de viagem no tempo, sensação que aliás é muito comum nas pessoas que passeiam pelo centro histórico da cidade.

Nesta primeira montagem, ele superpôs ao atual Teatro Sete de Abril uma antiga fotografia de família, relativa aos filmes que ali eram projetados na ocasião, início da década de 1930. Um deles era o curta-metragem (19 min) "Perfect Day", com o Gordo e o Magro, que mostrava os desastrados preparativos de uma família para um passeio de carro.

É em alusão a esse veículo do filme que a foto foi preparada, ante o teatro mais antigo de Pelotas, já com cerca de cem anos na ocasião. Rafael publicou sua criação no Facebook com este comentário:
Um fato curioso sobre a foto: o motorista do Ford Modelo A é meu tio avô. Na ocasião, queriam um veículo para colocar na frente do teatro para fazer o retrato. Ele topou, mas com uma condição: apenas ele dirigia o carro, e aí está o registro. O Ford permaneceu com ele, estacionado em sua garagem, até seu falecimento em julho de 2000.
Os outros filmes anunciados na foto são "Love among the millionaires" (1930) e "King of the wild" (1931), todos já da era do cinema sonoro (com diálogos audíveis mas com intensa linguagem mímica). Veja abaixo um trecho de 3 minutos da comédia "Perfect Day" (1929), que teve o título "Delícias de um automobilista" (divulgada no cartaz com a chamada "Aventuras de um automobilista"). 

Fonte: Facebook

POST DATA
1-8-14
Na segunda imagem da série, um casal no presente é observado por um homem no passado.
5-8-14 Monumento ao Coronel Pedro Osório, de Antonio Caringi.

Nenhum comentário: