segunda-feira, 14 de julho de 2014

Biblioteca abre setor de literatura uruguaia


A Biblioteca Pública Pelotense (BPP) convida para a inauguração do Setor de Literatura Uruguaia, com atividades na sexta-feira 18 de julho:
  • Às 11h, o ato formal de abertura ao público. A sala, que fica no térreo da BPP, tem cerca de 60 metros quadrados.
  • Às 18h, Conversa Sobre Literatura Uruguaia, com Aldyr Garcia Schlee. O escritor publica nos dois países e nos dois idiomas, e é entusiasta pesquisador da cultura de fronteira.
O apoio institucional neste evento da BPP é de duas entidades que reúnem os uruguaios radicados na região de Pelotas: o Conselho Consultivo local (Pelotas e Região) do Departamento 20 e a Associação dos Uruguaios Residentes na Pátria Grande (AURPAGRA).

Literatura Uruguaia, novo setor da Biblioteca
A criação do Setor de Literatura Uruguaia é uma iniciativa que dá continuidade ao grande Projeto Cultural América e Pampa, iniciado pela BPP em 2003. Contando com o apoio da comunidade uruguaia residente, o projeto tem em vista a interação cultural com a América hispânica e, em particular, com o vizinho Uruguai.

A preparação do novo espaço foi acompanhada pela bibliotecária Luciana Franke Nebel, Aldyr Schlee (convidado especial na inauguração) e Eduardo Pereira, representante da comunidade uruguaia em Pelotas (dir.).

Sociedade civil fundada em 14 de novembro de 1875 (época imperial) por um grupo de republicanos, a Biblioteca Pública Pelotense oferece acesso público e gratuito a um acervo de cerca de 200 mil livros e a uma coleção de 30 mil periódicos, que cobre 140 anos de história, de forma contínua. O centenário prédio da Biblioteca foi construído em etapas entre 1878 e 1915.


Imagens: BPP

POST DATA
18-7-14, 18h
Veja mais informações na reportagem do Diário Popular A integração pela cultura.

25-09-14
O projeto América&Pampa iniciou a série de Conversas sobre Uruguai e Fronteira, na última segunda-feira de cada mês. 
Em 25 de agosto, na primeira edição dos encontros, coordenados pelo escritor Aldyr Garcia Schlee, o diálogo foi com o professor e artista plástico uruguaio José María Mujica Miralles (dir.).
A próxima conversa será na segunda-feira 29 de setembro, às 18h30.

Nenhum comentário: