sexta-feira, 11 de julho de 2014

A linha fria do horizonte, no Canal Brasil


"A Linha Fria do Horizonte" (2014) é um documentário musical, dirigido pelo curitibano Luciano Coelho, que mostra a criação conceitual conhecida no sul do Brasil como Estética do Frio e na Argentina e Uruguai como Templadismo ou Subtropicalismo. No vídeo acima, versão de 8 minutos divulgada na internet em julho de 2013.

O Canal Brasil, que produz o filme junto à Linha Fria e ao Projeto Olho Vivo, divulgou a seguinte resenha.
O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, cada um à sua maneira, refletem sobre as questões da identidade local e global permeadas pelo frio. Longe do discurso separatista e das padronizações de estilo, trata-se de um filme que mapeia esse universo do Pampa Gaúcho. 
Admirador de Ramil, Coelho resolveu investigar a extensão do impacto das temperaturas mais baixas e dos cenários que as acompanham, na produção sonora não apenas do sul do Brasil, mas do continente. 
Em meio à geada, esses personagens entoam milongas ultrapassando barreiras alfandegárias para discutir, melodicamente, sobre a própria região. Uma música que durante anos foi estigmatizada por sua raiz interiorana, popular e folclórica com trejeitos, temas e sotaques até hoje usados como estereótipos, mas agora tratada de uma forma ampla e universalista.
Assista o filme completo no Canal Brasil na segunda 21 de julho, às 22h, na quarta 23 às 15h, e no domingo 27-7, às 13h30 (v. teaser de 30 segundos). Acompanhe a evolução do projeto em sua página no Facebook. Veja a resenha de Roger Lerina, com dez canções da Linha do Frio. Abaixo, trailer de 3 minutos publicado este ano.

Nenhum comentário: