sábado, 28 de junho de 2014

Raul ano 69: por quem os sinos dobram

Capa traz foto do músico.
Raul Santos Seixas nasceu em 28 de junho de 1945, em Salvador da Bahia (v. biografia). Como hoje completaria 69 anos, uma forma de recordá-lo é com a mensagem de  "Por quem os sinos dobram" (vídeo abaixo). A música pertence ao álbum do mesmo nome, de 1979 (v. análise do disco com link para o áudio completo).

Em 2013 foi divulgado que originalmente a canção se chamava "A loucura de Eva" e tinha um sentido feminista e antidarwinista. A segunda versão é a que conhecíamos até então (v. reportagem do Correio Braziliense).

O título da música de Raul é tomado de um filme de 1943, que por sua vez se baseia num livro de Ernest Hemingway (1940), o qual também provém de um poema de 1764, do inglês John Donne. Um interessante artigo de Élder Dias relaciona os três autores (v. Revista Bula).

Contracapa do CD evoca a marca da Universal Pictures.
A expressão original ("não procures saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti") alude à morte e ao sentido da vida. Os sinos que tocam na igreja por um funeral são os sinais cotidianos que anunciam nosso próprio fim. Percebemos os erros dos outros e os avisos de seu réquiem, mas não nos damos conta de que esses sinos tocam por nós mesmos, advertindo-nos de nossas dores e falhas.

O sentido otimista e animador desta canção pode servir tanto a um idealista saudável (nossos sonhos precisam ser falados e compartilhados para ganhar repercussão) quanto a um paranoico isolado (quem desconfia de todos, perde aliados e se apoia nas paredes).

A todos estes, a letra encoraja: se você for coerente e amistoso, chegará longe, e, se estiver mentalmente transtornado, ainda poderá pôr os pés no chão e fazer de seu delírio uma coisa real. O sentido é tão amplo que pode servir a grupos humanos, movimentos, cidades e nações (por exemplo, uma cidade deprimida ou precisando curar suas feridas históricas).

Confira vídeos com a entusiasmada versão roqueira dos Detonautas, o cover mais fiel da banda formiguense (MG) Capim Santo, e o violão caseiro da sexy paranaense Any Bacchi. Mais informações sobre o Maluco Beleza nos posts deste blogue 1ª Passeata do Raul (2013) e Raul anima Pelotas (2009).


Nunca se vence uma guerra lutando sozinho:
'cê sabe que a gente precisa entrar em contato
com toda essa força contida que vive guardada.
O eco de suas palavras não repercute em nada.

É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro:
evita o aperto de mão dum possível aliado,
convence as paredes do quarto e dorme tranquilo,
sabendo, no fundo do peito, que não era nada daquilo.

Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz.
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais.
Autoria: Raul Seixas e Oscar Rasmussen
Imagens: Mercado Livre

Nenhum comentário: