quinta-feira, 12 de junho de 2014

Loiva Hartmann divulga poesia em áudio

Águas dançantes são metáfora da vida amorosa
(Chafariz das Nereidas, dezembro de 2013). 
Por ocasião deste Dia dos Namorados, a professora Loiva Hartmann, patrona e inspiradora deste blogue cultural, disponibilizou o áudio completo do disco por ela apresentado na 41ª Feira do Livro de Pelotas (v. post Professora Loiva lança CD com poemas).

O conteúdo é uma breve antologia de seus escritos poéticos, entre os quais a autora compartilha algumas perguntas existenciais, reflexões críticas sobre a humanidade, ou declarações de amor por certos personagens e lugares.

Em 2012, a escritora organizou uma exposição visual de algumas dessas criações (v. post Poemas ilustrados de Loiva Hartmann).

A versão auditiva dos escritos, lançada em novembro de 2013, funciona como um audiolivro para reflexão, ou como um disco musical para ouvir enquanto se viaja. Com a locução de Otávio Soares, os poemas permitem meditar num lugar tranquilo ou, mesmo, tranquilizar-se num lugar agitado, como o trânsito da cidade. As músicas de fundo são, em todos os textos (exceto "Colosso"), gravações em piano do francês Richard Clayderman (v. na Wikipédia), com melodias como Pour Elise; My way; The sound of silence; A time for us; Don't cry for me, Argentina; Fascinação.

Após um prefácio do Irmão Elvo Clemente, os poemas seguem esta ordem: Cálice. Maternidade. Dos pronomes pessoais. El aire. Somos a chave de tudo, ou não? Amei você. Os olhos de minha mãe. O tempo e eu. A teia do tempo e nós. Pampa. Via láctea. Verbo. O amolgamento do homem. Colosso. Vivando o amor. Campo pequeno. Caos. Titã acorrentado. Nace un niño. Busca. Pétalas. Oração.

Confira algumas resenhas sobre o trabalho da poetisa no blogue de Isabel Vargas, Pensamentos Dispersos e o áudio completo no vídeo abaixo (43 min). A obra impressa e o CD podem ser comprados na Livraria Mundial.

Foto: Facebook

Nenhum comentário: