terça-feira, 3 de junho de 2014

Greve se sobreporá à Copa do Mundo

95% da assembleia votou greve
Após alguns dias de assembleias alternadas com paralisações, os funcionários municipais de Pelotas decidiram hoje (2-6) ir ao confronto com a administração para exigir melhores condições de trabalho (v. detalhes no Diário Popular).

Os primeiros escolheram a greve (em prejuízo da população que recebe serviços gratuitos de educação, saúde e assistência) e esta última, a clássica medida de terror: desconto de salário para quem faltar (em prejuízo de quem já ganha pouco). O principal ponto de discussão é um aumento de 6 ou de 12%.
Em assembleia geral que lotou o auditório externo do Colégio Pelotense, os municipários decidiram por entrar em greve a partir de quinta-feira. A data foi definida para que seja respeitado o prazo de 48 horas de anterioridade para comunicação formal ao Executivo. [Leia nota completa do SIMP].

A greve começa na primeira hora desta quinta (5-6), e não tem dia para terminar, numa queda de braço entre forças desiguais: o sistema versus o ser humano. Em parecido conflito vivido em 2013, a greve se diluiu e a Prefeitura concedeu o aumento de 7% que havia oferecido inicialmente.

Como é de costume, os partidos da coligação de governo serão espectadores sem "tomar partido" neste filme de suspense e desgaste. O problema não é considerado político (da sociedade em geral), mas administrativo (interno deste município). Esta roupa suja, no entanto, será lavada em público, evidenciando que ela tem relação com as próximas eleições presidenciais.

A Copa do Mundo será inaugurada na quinta 12 de junho, e os resultados desses jogos influirão (ou parecerão influir) no desgaste político do governo federal, a ser renovado em outubro. Sobre a especulação de possíveis jogos eleitorais e o desgaste político do partido do atual prefeito, o Sindicato enviou uma carta de esclarecimento ao Amigos de Pelotas.
Fotos: SIMP, A. Assumpção (Arquivo DM)

POST DATA
4 junho 
O prefeito Eduardo emitiu mensagem sobre a greve (dir.). Confira notícia de hoje no Diário Popular.
Em Porto Alegre, os municipários iniciaram greve segunda (2-6), informou hoje a Rádio Gaúcha.

Nenhum comentário: