quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fotografando Bares

O fotógrafo Marcel Streicher começou a montar uma série de imagens artísticas em bares tradicionais de Pelotas. A primeira sessão foi feita no início de junho, no Papuera Bar, uma das principais casas noturnas do bairro do Porto, desde o inverno de 2007 na Alberto Rosa 51, esquina Conde de Porto Alegre (v. post Papuera, cerveja com pastel).

A equipe deste projeto fotográfico é liderada por Marcel na arte, Lucas Daneris na produção e Alan Gonçalves na direção (designer do Satolapp Cultural). A modelo Francine Ramalho usa roupas da Loja N-concept e maquiagem de Marjorie Martinez no salão Blank Hair.

A imagem juvenil de Francine proporciona graça e espontaneidade ao ambiente do bar, cuja finalidade é justamente a diversão e o esquecimento das responsabilidades cotidianas. Por contraste, sua limpeza visual equilibra a associação natural entre bar e alcoolismo e a obscuridade do preto-e-branco, que neste caso remarca o caráter noturno e a possibilidade de segundas intenções.

O projeto terá continuidade em bares como o João Gilberto, Liberdade, Diabluras, Seu Boteco e outros pontos da noite pelotense. Ainda que a vida noturna pós-meia-noite apareça ligada ao uso de drogas e aos ruídos indesejáveis, os barezinhos em geral equilibram os excessos urbanos com sua clássica combinação entre "música para ouvir" e "espaço para conversar".
Fotos: M. Streicher

Nenhum comentário: