domingo, 29 de junho de 2014

Corações unidos: isso muda o jogo

Para esta Copa do Mundo, o Banco Itaú preparou o curta-metragem Brasileiros de Coração, com 9 miniepisódios filmados ao longo do Brasil. A apresentação por partes começou há dois meses e esta semana foi divulgado o filme completo (vídeo abaixo).

O documentário de 15 minutos mostra 9 brasileiros apaixonados pela Seleção, cada um por um motivo especial. Cada personagem doa ao time canarinho as batidas de seu coração, gravados numa bola, conformando assim uma Batucada de Coração, com 200 milhões de torcedores.

Um deles é Aldyr Garcia Schlee, que há 60 anos desenhou, mediante concurso, o atual distintivo e a camiseta oficial do futebol nacional. O 5º episódio, "O pai da camisa", é o mais visitado pelos internautas, hoje com mais de 5 milhões de visualizações. Neste blogue sobre Pelotas, onde Schlee também é uma celebridade há muitos anos, seu nome já foi citado em 30 postagens (confira aqui).


Cada fanático ensina sua fórmula para o sucesso no jogo, para fazer as coisas darem certo (vale para a vida em geral). Clique nos títulos para ver os clipes (entre 2 e 3 min cada) na sequência em que foram lançados (ordem diferente do filme completo).
  • 1 O colecionador: O paulista José Renato preserva e enriquece uma coleção, iniciada por seu avô nos anos 30, com tudo o que tem a ver com a Seleção.
    "Passar esse orgulho de geração em geração".
  • 2 Mulher do galo: No Rio de Janeiro, Maria de Lourdes veste seu galinho Fred Pereira da Silva com as cores da bandeira nacional e o tem como talismã.
    "Juntar todo mundo para torcer pela Seleção".
  • 3 O locutor: No município de Westfália (RS), Ido Alhert cultiva o idioma alemão divulgando o amor pela Seleção Brasileira.
    "Ser brasileiro de coração".
  • 4 O roupeiro: O carioca Rogélson Barreto está em sua 6ª Copa como ajudante da Canarinho. No vestiário, ele mentaliza as vitórias, amaciando chuteiras e falando com elas (v. nota do Globo e vídeo da Record).
    "Sentir-se parte da Seleção".
  • 5 O pai da camisa: O gaúcho Aldyr Schlee [chlê] conta como chegou a desenhar a camiseta Canarinho, que até 1954 era branca.
    "Ter amor à camisa".
  • 6 A promessa: Conheça o que o fanático campinense Nelson Paviotti fez em 1994 ante o Tetra e o que ele promete se a Seleção conquistar o Hexa em 2014.
    "Defender as nossas cores".
  • 7 O pai do gol: O mineiro José Silvério é locutor esportivo há 51 anos (está na Wikipédia).
    "Soltar a minha voz".
  • 8 O sincretista: O baiano José Rogério Oliveira tem, em seu radinho de pilha, um altar cheio de "santos", um time celestial que torce pela Seleção.
    "Acreditar".
  • 9 Desde menino, David Luiz Moreira Marinho sonhava que seria jogador da Seleção, e hoje é zagueiro da Canarinho. É o que conta a família que o viu crescer em Diadema (SP).
    "Se doar pela Seleção".

Nenhum comentário: