terça-feira, 6 de maio de 2014

Yolanda Pereira, agosto de 1930


Yolanda Pereira foi escolhida Miss Universo em concurso internacional de beleza realizado no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1930. Até aquele dia, a jovem pelotense já havia conquistado os títulos de Miss Pelotas, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil, sendo a primeira mulher a ganhar, em 14 de julho daquele ano, o concurso nacional de beleza (e logo depois o internacional), numa época em que a exibição do corpo feminino não era tão aceita como hoje (v. artigo Representações do feminino na Revista do Globo).

A Revista do Globo, pertencente à Livraria do Globo, de Porto Alegre (Rede Globo ainda não existia), publicou em agosto de 1930 imagem da pioneira, tomada pelo ateliê Azevedo Dutra (v. artigo O circuito social da fotografia em Porto Alegre, de Zita Possamai, 2006). A Revista surgiu em janeiro de 1929 e circulou quinzenalmente até fevereiro de 1967 (v. histórico).

Esta imagem foi compartilhada por Isabel Nogueira da página de Raphael Scholl. Veja outras capas do mesmo ateliê no blogue Revista do Globo e a postagem deste blogue 100 anos de nossa eterna Miss Universo.


Fonte: Facebook

Nenhum comentário: