segunda-feira, 17 de março de 2014

Pontal da Barra, um postal-aquarela


Em Pelotas é fácil ver o sol nascer na lagoa todos os dias, mas vê-lo se pôr na água não é tanto. O Pontal da Barra é um dos poucos pontos onde podemos sentir, valendo-nos do Canal São Gonçalo, que a cidade é como uma ilha rodeada de água ao leste e ao oeste. O Pontal é uma ponta de areia, na barra do Canal, onde se localiza uma pequena colônia de pescadores (v. post Vista aérea da Barra).

Beto Fernandes registrou um desses momentos e logo manipulou a foto com uma técnica digital, fazendo-a parecer uma pintura. Compare com a foto original sem a intervenção (abaixo). Ele tem uma série de outras imagens muito especiais da cidade, que mostrarei no blogue cada vez que possível (v. álbum de fotos no Laranjal).

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo. A Região Sul é de paisagens inebriantes, inigualáveis.
Organizando roteiros turísticos, certamente seremos um pólo de atrações culturais e de belezas naturais. Continue a postar, há muitos que fotografam, pintam. Desafie-os a mostrar seu trabalho. Nós, os leitores, nos alegraremos com isso!
Aprendi a conhecer Pelotas e região exatamente assim: através de imagens. Foi o mapa que me orientou, e assim, aprendi a amar ao examinar detalhes que, ao passar de carro ou a pé, muitas vezes nos escapam.
Pena que o sistema de ensino, em todos os graus, não expõe e explora esse acervo maravilhoso, construído através dos séculos.
Professores e alunos, com exceções, desconhecem a cidade e região em que vivem. Lamentável. Prof.ª Loiva Hartmann