sexta-feira, 21 de março de 2014

Dados sobre história do turismo em Pelotas

O Diário da Manhã impresso desta quarta (19-3) publicou na página de Opinião a breve nota: "Modesta contribuição à História do Turismo no Município de Pelotas", de Samir Curi Hallal, ex-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas. 

São apontamentos mínimos sobre as duas grandes festas baseadas nas riquezas da cidade, os quais sugerem aprofundar a pesquisa histórica e ampliar a promoção do turismo na relação entre empresários e governantes. Ao texto original do DM acrescentei títulos e colchetes.

Em 2010, o sr. Samir, dono do Curi Palace Hotel, foi homenageado com o título de Embaixador da 18ª Fenadoce e comentou que gostaria de reativar a Fenapêssego (v. notícia). Foi durante a 1ª Fenapêssego que surgiu a ideia de fazer uma feira dedicada somente ao doce, segundo o autor do texto.

Abaixo da transcrição desta nota, confira o vídeo de apresentação da 20ª Fenadoce (2012), com relatos de como a festa nasceu nos anos 80. Confira outros comentários históricos no post Corte da FENADOCE 2012


O pêssego
  • Nas décadas de 1950, 1960 e parte de 1970, realizávamos a Festa do Pêssego em diversas localidades da zona colonial do município de Pelotas (Bachini, Ponte Cordeiro de Farias, Arroio do Padre, Morro Redondo). A última edição da Festa do Pêssego na Colônia de Pelotas foi na Cascata, organizada por Salma Costa, com direito a carro alegórico.
Fenadoce 2014 lembrou o pêssego da região.
  • Foi no governo do professor Francisco Louzada Alves da Fonseca (Chiquinho), Prefeito de Pelotas [1969-1972], que se concebeu e planejou a 1ª Festa Nacional do Pêssego (Fenapêssego), mas quem a executou foi o Governo Ari Rodrigues Alcântara [1973-1976], em dezembro de 1973, nos pavilhões da Associação Rural de Pelotas (presidente Geraldo Bertoldi).
  • Todos os governos municipais dos anos 50, 60 e 70 contribuíram positivamente para a bela História da Cultura do Pêssego na região de Pelotas (Adolfo Fetter, Mário Meneghetti, João Carlos Gastal, Edmar Fetter, Francisco L. A. da Fonseca, Ari Alcântara, Irajá Andara Rodrigues, Anselmo Rodrigues, Bernardo Souza, Fernando Marroni e Fetter Júnior).
  • Pelotas já foi considerada a Capital do Pêssego.
Os doces
  • De 1982 a 1985 realizamos [Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes em parceria com o Senac/Pelotas] os Festivais do Doce de Pelotas.
    [Foi de 82 a 84, segundo o blogue O Ponto do Doce].
  • Em janeiro de 1986, implementamos no Laranjal a 1ª edição da Fenadoce (Festa Nacional do Doce), governo Dr. Bernardo Olavo Gomes de Souza [1983-1986].
  • Em todos estes eventos o Conselho Municipal de Turismo de Pelotas teve participação importante.
  • De 4 a 22 de junho de 2014, será realizada a 22ª edição da Fenadoce, no Centro de Eventos de Pelotas.
Samir Curi Hallal
Transcrito do jornal Diário da Manhã de 19-3-2014




Imagens: Capão do Leão (1), IHGPel (2)

POST DATA
25-09-14
Diário da Manhã de hoje publicou, na seção de leitores (p. 4), a nota "História da Cultura do Pêssego na Região de Pelotas", do mesmo autor, com dados adicionais, acrescentados no texto acima entre parênteses.
Leia a nota do Globo Rural O novo pêssego e a matéria do IHGPel A cultura do pêssego em Pelotas.

Nenhum comentário: