sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rolando Boldrin recebeu Kleiton e Kledir


Em julho de 2011, Kleiton e Kledir participaram do programa da TV Cultura Senhor Brasil, conduzido por Rolando Boldrin. Em meia hora, eles conversaram com o apresentador e cantaram três músicas do álbum Autorretrato (2009). Kledir é quem costuma escrever as longas letras e Kleiton cria as melodias de fácil aprendizagem; os dois brincam um com o outro, sobre suas diferenças de personalidade.
  • "Na correnteza do rio" é uma alusão à geografia brasileira, profusa em rios que desembocam no mar e topônimos como Rio Grande, Rio de Janeiro e Paraná (que significa "rio"). Veja o segmento do programa com esta música (3 minutos).
  • "Pelotas" foi precedida por uma polêmica que durou os 30 anos de carreira da dupla, que sendo pelotense já havia citado Porto Alegre nas músicas, mas nunca a cidade natal, exceto menção ao Laranjal em "Lagoa dos Patos". Nesta parte da conversa, Boldrin fez lembrança de um ator pelotense com quem havia contracenado nos anos 60. Veja o segmento do programa em que aparece esta conversa (12 minutos). Confira a letra no post de 2009 Canção para Pelotas.
  • "Eva" tem uma letra que brinca com uns oitenta nomes e apelidos de mulheres e o DVD traz a versão masculina, chamada "Adão", para ser cantada pelas mulheres. A citação que o apresentador faz de Erico Verissimo (1905-1975) é um depoimento especial do escritor gaúcho a Boldrin, onde "este campeiro" é referência ao folclorista, que tem o mérito de reunir os mais diversos regionalismos num só "homem brasileiro" (v. segmento do programa com "Eva", 9 minutos).
Nascido em 1936 no interior paulista, Rolando Boldrin (v. sítio do artista) foi ator das primeiras novelas da TV brasileira e, paralelamente, dedicou-se à música de raiz brasileira, como cantor e compositor (v. Wikipédia e o Dicionário Cravo Alvin). Desde 1981, vem apresentando os mais diversos músicos regionais em seus programas: Som Brasil (Globo), Empório Brasileiro (Bandeirantes), Empório Brasil (SBT) e Sr. Brasil (Cultura).

Veja outro testemunho da dupla para a TV portuguesa em 2010 no post A história de Kleiton e Kledir. Acompanhe abaixo (ou aqui) a sequência completa do programa Sr. Brasil (21-7-11), sem os intervalos comerciais (24 minutos).


Fotos: P. Y. Refalo [fonte: Fã Clube Kleiton&Kledir]

Nenhum comentário: