domingo, 19 de janeiro de 2014

Orquestra juvenil paulista abre o Festival

Este domingo (19), o IV Festival SESC de Música abre formalmente com a Orquestra de Metais Lyra, da cidade de Tatuí (SP). Como o nome evidencia, sua sonoridade é a de uma banda militar (trompetes, trompas, trombones, eufônios, tubas), mas não está dito no nome que o grupo também contém uma orquestra de percussão, e que todo o conjunto interpreta cada compasso com movimentos corporais. O regente é o trompista da OSESP Adalto Soares, que fundou a orquestra em 2002 (v. reportagem da Veja São Paulo).

Soares é fundador e líder da criativa orquestra juvenil.
A agrupação formada por crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos impressiona pela coesão, entusiasmo e ousadas coreografias, sem presença de um maestro em cena. Além de dançar, os músicos cantam e utilizam sapateado, percussão corporal e o som de caramujos (em "Uatapu", de Adalto Soares), como destacado pela Veja Rio em 2011.

No vídeo abaixo, aprecie o som e os movimentos do solista Bruno Soares (15 anos de idade) e a orquestra de metais e percussão tocando o Concerto Para Trompete, de Harry James, em apresentação na Sala São Paulo (17/02/2013) gravada pela TV Cultura para o Programa Clássicos (v. comentário com o programa do show). O espetáculo completo pode ser visto no YouTube, em 4 partes ou vídeo por vídeo no canal OrqLyraTatui.

Há uma semana, o grupo postou o seguinte em sua página do Facebook:
Próximo dia 19 de jan Orquestra de Metais Lyra Tatuí em Pelotas RS, onde faremos a abertura do IV Festival SESC de Música.


Foto: F. Moraes (VejaSP)

POST DATA
19-1-14, 22h40
Duas fotos de Cyntia Yurgel no Facebook mostram que o Guarani teve bom público mas não teve a lotação totalmente esgotada.

Nenhum comentário: