domingo, 26 de janeiro de 2014

Bridget Kibbey estreia no Brasil: no Festival de Pelotas

Esta postagem deveria ter o título "Bridget Kibbey estreia no Festival de Pelotas". A jovem norte-americana veio ao Brasil por primeira vez em 2013, para tocar com a OSPA. Em Porto Alegre, o contato permitiu que ela viesse ao Festival de Pelotas, que é organizado pelo SESC gaúcho. Por isso a segunda visita da harpista ao Brasil foi a este evento, para tocar no Teatro Guarani.


A senhorita Bridget Kibbey é uma harpista que, com toda sua juventude, já tem destaque internacional no mundo da música, por seu talento, versatilidade, rendimento técnico e graciosa presença. Interpreta autores de todas as épocas, atua como solista e como acompanhante, toca em diversas orquestras norte-americanas e dá aulas na Juilliard School.

Bridget Kibbey na Americas Society (Nova Iorque, 9-5-12)
O seu sítio virtual informa as próximas apresentações da harpista. Quinta passada (16-1) ela tocou com outros solistas em Chatanooga, Tennessee (EUA), na sala do Museu Hunter de Arte Americana. Em fevereiro ela estará na Espanha, gravando com Plácido Domingo para o selo Sony Classical

Ainda em janeiro, a agenda anuncia sua vinda ao Brasil para estrear no "Festival Musical de Pelotas". Há alguns dias, o sítio fez o anúncio abaixo, que incluía atuação em março no Estado da Geórgia e o nosso Festival Internacional:
Bridget is pleased to be returning to the Savannah Music Festival [Georgia] and will make her debut at the Poletas Music Festival in Brazil.
De acordo à programação do Festival SESC, a harpista norte-americana apresenta-se esta segunda (27-1) com a Orquestra Residente, dirigida pelo argentino Jorge Lehz. Não foi fornecido o programa do concerto, onde atuará também o alemão Christoph Hartmann, oboé da Filarmônica de Berlim. Quem não tiver entradas antecipadas poderá perguntar no Teatro Guarani pela possibilidade de espaço sobrante, também gratuito, a partir das 20h30.

No vídeo acima, Bridget interpreta Bandoneón, do cubano Paquito D'Rivera, em apresentação solista no concerto de 15-11-12 da Camerata Pacifica em Los Angeles (na sala da Colburn School of Performing Arts). Abaixo, ouça Mountain Road/Templehouse, com arranjo de B. Kibbey. Veja artigo da Americas Society com crítica de Kris Simmons, áudio de um trecho do recital (com os aplausos) e fotos de Roey Yohai.

Foto: R. Yohai

POST DATA
27-1-14
Esta postagem foi reproduzida hoje, incluindo o título (mas sem citar o link), pelo Pelotas Treze Horas.
27-1-14
Em reportagem para o Diário Popular, Bridget Kibbey mencionou ter estado no Brasil antes de vir a Pelotas, e isso ocorreu há menos de um ano: Porto Alegre, em 28 de maio de 2013 (v. notícia RBS e mais referências no sítio da OSPA). Ela e Ransom Wilson tocaram o "Concerto para Flauta e Harpa" de Mozart e "Introdução e Allegro" para flauta, harpa e clarinete, de Ravel.
Portanto, não é exata a manchete usada neste post (foi atualizado o 3º parágrafo). A verdade é que a harpista teve sua estreia brasileira em 2013 no Rio Grande do Sul, e gostou tanto que voltou em 2014... a Pelotas.

Nenhum comentário: