sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Hora da Prosa, os escritores vão ao shopping

30 mil livros, espaço para eventos literários, seção infantil e o Shopping como fundo
A Livraria Vanguarda criou a Hora da Prosa para aproximar os escritores a seus públicos, e os clientes ao novo espaço do Shopping Pelotas, aberto há três semanas. O objetivo é promover o encontro entre as obras, os autores e os leitores, em sessões de autógrafos e palestras informais.

Os convidados para a primeira Hora da Prosa, hoje sexta (25-10), são três pelotenses: a poetisa Angélica Freitas, o desenhista Odyr Bernardi e o músico Vitor Ramil, a partir das 19h (v. nota no Diário Popular).

Trata-se de artistas de projeção nacional, segundo o jornalista Ronaldo Bressane, que visitou Pelotas há seis meses (v. reportagem Estética do Frio).

O local comporta maior público que a loja Vanguarda da rua Gonçalves Chaves, e é um dos mais espaçosos na cidade para este tipo de eventos. O ambiente é comercial mas focado ao intercâmbio e aprendizagem da leitura e da literatura (v. nota da LPM Uma livraria de vanguarda em Pelotas).

O conteúdo intelectual e afetivo será posto pelos autores que estiverem presentes, contando sobre seu trabalho e respondendo perguntas dos leitores.

O cenário convida a um coquetel cultural, rodeado de livros, conversas e imaginação. As melodias sem amplificação pretendem ser somente o fundo acústico para a participação ativa do público. Há uma seção infantil, em que as crianças se sentem livres para folhear os livros e ouvir histórias, criando uma mentalidade mais aberta e crítica.

 Desde que foi aberto o Shopping, já estiveram autografando 3 autores gaúchos, ainda sem o momento de fala com o público:
Como a Vanguarda não participará da próxima Feira do Livro, que por primeira vez será realizada em bancas do Mercado Central recém reformado, haverá uma inevitável comparação e competição entre as atividades literárias deste novíssimo Shopping e as do velho Mercado.


Imagens: F. A. Vidal (1),  Facebook (2-3)

POST DATA
26-10-13
Na tarde de ontem (25), ainda antes do início da primeira Hora da Prosa, a Prefeitura anunciou (v. notícia) que Angélica Freitas foi escolhida Patrona da 41ª Feira do Livro e Odyr Bernardi, orador oficial.

Nenhum comentário: