quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Destaque para os "Britânicos em Pelotas"

A Irlanda é parte geográfica das Ilhas Britânicas, mas só foi
parte do Reino Unido da Grã-Bretanha de 1801 a 1922.
O portal regional GIGALISTA publicou ontem (22-10) uma revisão da nossa reportagem Ingleses em Pelotas (junho de 2011), que passou a ser, faz um ano, a mais visitada das postagens deste blogue sobre Pelotas. Já foi acessada umas 5 mil vezes, sendo que um post nosso bem visitado por pelotenses chega a ter entre 100 e 600 visitas.

A assessoria jornalística do portal sugeriu justamente esse texto, para inaugurar a colaboração mútua. Espera-se a aparição de uma nota por semana.

A nota revisada ganhou o título Britânicos em Pelotas, para destacar, entre os imigrantes europeus, um grupo de irlandeses que chegou a Pelotas ao redor de 1850, constituiu a Colônia Dom Pedro II e a dissolveu poucos anos depois.

Essa minipesquisa foi feita com a modesta intenção de preparar outro post, sobre a atuação inglesa no Atlântico Sul na Segunda Guerra: A batalha do Graf Spee no Rio da Prata (texto de Rubens Amador). Graças ao notório interesse dos leitores ao longo do Brasil, essa pesquisa prévia se transformou numa coleção de dados sobre imigrantes britânicos. Os primeiros que contribuíram foram o pesquisador Joaquim Dias e o historiador Mario Osorio Magalhães.

Freyre abordou o tema em 1948.
A GIGALISTA é um portal informativo da Zona Sul, criado em 2007, e funciona como um almanaque ou uma guia telefônica comercial (as clássicas páginas amarelas).

Traz também notícias da região e opiniões de colunistas (os outros dois são, atualmente, os vereadores pelotenses Marcus Cunha e Vicente Amaral).

Ao modo de um veículo impresso, o sítio não admite interação com o leitor. Por isso, se quiser comentar ou perguntar, escreva no post deste blogue (link acima, na primeira linha), que em dois anos já ganhou 77 comentários.


Imagens: DepositPhotos (1), Americanas (2)

Nenhum comentário: