sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Retratos felizes, por Daniele Borges Bezerra


O Hospital Escola da UFPel expôs a série “Retratos Felizes, para pessoas que acreditam que a vida é um milagre”, fotografias de dez pessoas que estiveram ali internadas em estado grave, e recuperaram sua saúde normal. Os retratos em 30 x 40 cm foram criados pela artista visual Daniele Borges Bezerra, e expostos no Corredor Arte em julho passado.

Localizado dentro do hospital como um espaço de transição, o Corredor Arte sugere que tanto o tratamento médico como o exercício da arte possam levar as pessoas desde uma situação de doença a um estado de saúde. Mediante as produções artísticas mais diversas, este projeto de humanização hospitalar, que já existe em Pelotas há treze anos, salienta a característica de saúde inerente à arte, capaz de ressignificar o sofrimento em direção à felicidade. Ao mesmo tempo, o hospital deixa de ser o "lugar de doentes" e passa a ser vivido como um ambiente de saúde e de vida.

A exposição aqui comentada relata, também com sentido artístico, exemplos felizes de doentes que obtiveram conquistas e realizações pessoais neste espaço de promoção da saúde. Fiel aos objetivos do Corredor, a fotógrafa construiu uma narrativa visual impregnada pela fé nas vitórias da vida, como um convite aos novos começos, pleno do sentimento otimista dos retratados e também apoiado fortemente na verdade de uma cura real.

Daniela Borges Bezerra
Ao narrarem seu processo de doença e de recuperação, praticamente todos os retratados usaram a expressão “milagre”, o que denuncia a severidade dos problemas enfrentados e a surpreendente recuperação, acima das expectativas. Cada ex-doente exprime intimidade e gratidão ao falar do aspecto humano do hospital e do tratamento afetivo recebido pela equipe.

Os retratos foram feitos durante um mês, nas casas das mesmas pessoas, ou em locais escolhidos por elas, como suas cidades de origem (Santa Vitória, Santana da Boa Vista e Piratini), o que também demonstra o caráter de referência do Hospital Escola quanto à prestação de atendimento de alta complexidade a municípios vizinhos.

Daniele Borges Bezerra é graduada em Artes Visuais (UFPel), especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental Coletiva (FIOCRUZ). Atualmente é mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, onde desenvolve um projeto que relaciona fotografia e memória, na compreensão da identidade de moradores do Asilo de Mendigos de Pelotas. Em setembro de 2013, ocupará uma sala da SECULT com a mostra "Relicários da memória".


Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: