quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Programa Segundo Tempo


O Corredor Arte do Hospital Escola recebeu neste mês de agosto, até segunda passada (26), a mostra de desenhos “Manifestações do Sensível”, produzida pelo núcleo Pelotas do Programa Segundo Tempo.

O Programa é um projeto do Ministério do Esporte que busca contribuir à qualidade de vida e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com riscos e carências sociais (veja mais sobre o projeto).

Sua sede em Pelotas fica na Escola Superior de Educação Física da UFPel e é coordenado desde 2009 pelo professor Alexandre Carriconde Marques (v. nota da UFPel).

Este núcleo promove especificamente a inclusão social de menores com deficiências, mediante atividades esportivas e artísticas. O foco nas deficiências físicas e mentais é uma adaptação do Programa feita especialmente em Pelotas, trabalho que é considerado um modelo no contexto brasileiro. O Ministério do Esporte gravou, em fevereiro deste ano, uma reportagem que relata a experiência deste núcleo, valendo-se do esporte e da pintura (vídeo abaixo).

Atualmente, a oficina artística é conduzida pela artista visual Paloma De Leon, que trabalha nos alunos "uma relação integral entre percepção, comunicação, sensibilidade, arte, vida e inclusive com a própria comunidade em que eles vivem”, segundo ela mesma explicou ao Corredor Arte.

A exposição teve a curadoria do Grupo Superfície, coletivo de criação do qual Paloma faz parte desde seus inícios, há três anos, na cidade de Pelotas.

As atividades desta oficina artística giram em torno do aproveitamento de materiais, livre expressão, pinturas do cotidiano, desenhos, colagens, esculturas, vários tipos de suporte, preenchimento com a cor, sobreposições de procedimentos em exercícios na sala de aula.


Imagens: Corredor Arte

Um comentário:

Anônimo disse...

Não há palavras que expressem o quanto é meritório, digno e necessário á comunidade esse tipo de trabalho.
As sociedades são compostas por diversidade de grupos, cada um com suas especificidades. Respeitar cada uma delas, só o faz uma sociedade digna desse nome. Por séculos, a discriminação dos diferentes foi praxe. Hodiernamente, quem o faz só merece desprezo e crítica contundente!
Parabéns à Paloma e sua equipe. Excelente trabalho. Parabéns aos alunos, por cumprirem atividades tão produtivas, e nos mostrar tão belas pinturas! Os gênios da humanidade, mesmo os que já se foram há séculos, sorriem diante de tão bela exposição.
Meu abraço fraterno a todos!
Prof.ª Loiva Hartmann