quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Oficina de Fotografia Documental

Castelinho da Quinze, ângulo pelo portão da Rua Conde de Porto Alegre
O Espaço Ágape e o fotógrafo Isaumir Nascimento oferecem, por primeira vez em Pelotas, um minicurso teórico-prático sobre Fotografia Documental, a arte de registrar momentos de modo pessoal ou subjetivo. A oficina terá 5 sessões em dias contínuos, com 15 horas cronológicas, numa turma de até 20 pessoas (a partir dos 14 anos de idade).

Nascido em São Sebastião (SP), Isaumir atualmente reside na Alemanha e se encontra de passagem por Pelotas e Rio Grande. Formado em Artes Plásticas em 2002, desenvolve um trabalho pessoal em desenho e pintura. Como fotógrafo, concentra-se na produção de ensaios ficcionais (v. blogue dele).

A Oficina busca propiciar ao público o contato com a linguagem fotodocumental, discutindo as possíveis histórias e formas de contá-las, assim como as qualidades da imagem fotográfica (composição, iluminação, intenção dos elementos que constituem a fotografia, etc.). A partir da ideia de que pequenas situações podem render boas histórias, espera-se que a Fotografia como arte ganhe um novo lugar na vida dos alunos, não mais como uma tomada aleatória de imagens e sim como um modo consciente de organização e compartilhamento de experiências.

Ao longo da oficina serão analisados documentários produzidos pelos participantes dentro dos seus interesses. De forma paralela será feita a edição e o tratamento das imagens para montar uma apresentação final do curso, na forma de projeção.

Isaumir Nascimento viu assim a megaexposição Documenta 13 (Alemanha, 2012), veja mais fotos.
Programação da oficina "Fotografia Documental"
  • Quinta 5 de setembro, 19-22h — O que é um documentário fotográfico? A subjetividade do fotógrafo e a veracidade da história documental. Reconhecimento do equipamento fotográfico trazido pelos participantes. Possíveis temas de documentários.
  • Sexta 6 de setembro, 19-22h — Noções básicas de fotografia: composição, iluminação, contraluz, enquadramento, etc. Apresentação de trabalhos do ministrante. Como o cotidiano pode se transformar em material interessante para uma fotodocumentação?
  • Sábado 7 de setembro, 14h30-17h30 — Análise de imagens trazidas pelos participantes. Escolha do material que poderia ser o início de documentários fotográficos.
  • Domingo 8 de setembro, 14h30-17h30 — Introdução à edição fotográfica.
  • Segunda 9 de setembro, 19-22h — Apresentação de projetos individuais.
Cada participante deverá levar seu próprio equipamento fotográfico, seja este uma máquina analógica ou digital. Se o aluno utilizar filme, deverá gastar com a revelação e digitalização do seu material. Valor do investimento: R$ 130 (estudantes) ou R$ 160 (profissionais). Inscrições no Ágape (Anchieta 4480): 3028 4480 e 8438 4480.

Capela Nosso Senhor do Bom-Fim,  5º Distrito de Pelotas (Cascata)
Fotos: F. A. Vidal (1, 3), I. Nascimento (2)

POST DATA
5-9-13
A realização do curso foi suspensa hoje (5), até nova oportunidade, por não reunir o número mínimo de 12 participantes solicitado pelo ministrante.

Nenhum comentário: