sábado, 10 de agosto de 2013

Catedral é o coração do nosso patrimônio


A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula participará durante uma semana do Dia do Patrimônio (v. notícia). O evento busca estimular, em todo o país, a visitação pública aos prédios e espaços que mais caracterizam o patrimônio das cidades.

O Dia Nacional do Patrimônio é comemorado em 17 de agosto, em homenagem a Rodrigo Melo Franco, primeiro presidente do IPHAN, de 1937 a 1967 (leia sobre a origem da data). Em Pelotas, as comemorações se estendem este ano ao fim de semana de 17 e 18.

Em Pelotas, a Secretaria Municipal de Cultura coordena o programa de atividades, com cerca de uma centena de exposições, oficinas, concertos e visitas guiadas a lugares característicos da cidade (v. programação completa).

O maior templo católico de Pelotas foi o ponto de início de urbanização da Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 1812. Nestes duzentos anos, já passou por várias reformas, conservando-se sempre no que é considerado o "ponto zero" de Pelotas.

A Catedral receberá os pelotenses e visitantes do sábado 10 ao domingo 18 de agosto.
  • Na abertura (dia 10 às 15h), concerto com Coral e Orquestra Filarmônica da PUC-RS (Porto Alegre).
  • Ao longo dos nove dias (11-17h), visitação diária ao templo, com exposição de 15 painéis do pintor de arte sacra Emilio Sessa, italiano que colaborou com Aldo Locatelli na decoração interna da Catedral.
  • Horário de missas: 17h30 (sábado), 18h30 (2ª-6ª) e 19h (domingo).
  • No encerramento (dia 18 às 15h), Concerto Instrumental de Inverno, com orquestra local.

Fotos: UOL Viagem (1) e R. Lessa (2)

Nenhum comentário: