sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bairro de primeiro mundo


O escritório de arquitetura do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner projetou um bairro residencial autossustentável e escolheu Pelotas para implantá-lo, considerando fatores geográficos, econômicos e demográficos. O nome do projeto urbanístico é Bairro Quartier (palavra que em francês se pronuncia kartiê e significa "bairro").

O lançamento foi feito terça (30) em Porto Alegre. O engenheiro Marcelo Karam Nogueira, editor do blogue Caminhos da Zona Sul, esteve presente e se declarou positivamente impressionado (leia o post). No dia seguinte, a apresentação foi feita em Pelotas, no Hotel Jacques Georges Tower. O prefeito Eduardo esteve nas duas reuniões e elogiou a iniciativa (v. notícia da Prefeitura).

O fato de lançar o projeto na capital do Estado, cujo território está totalmente urbanizado, sugere que Pelotas ainda seja um bairro semirrural. O extremo sul ainda tem muitos espaços vazios, e este novo superbairro moderno terá um forte efeito na vida da população, apesar de ser desenhado para não precisar de muita interação com o resto da cidade, pois terá parque de lazer, ciclovia, mirante, hotel, supermercado e shopping. Seus habitantes, ao redor de 9 mil pessoas de classe média e alta, trabalharão e estudarão na antiga Pelotas e terão sua moradia perto do aeroporto e da BR-116 duplicada. Foi planejado um sistema de vigilância interna, ao modo de um policiamento privado.

Visão ilustrativa do conjunto urbanístico Quartier (bairro e parque)
O Diário Popular noticiou com destaque a proposta (v. notícia), que trará inovação e bem-estar à cidade. Também anotou declarações como a do prefeito, segundo o qual o projeto do novo bairro "pode influenciar na mentalidade da região" e concorda com o conceito de cidade que seu governo busca desenvolver: integração do  transporte coletivo integrado, investimento em ciclovias e compartilhamento do espaço público. O jornal também citou declarações de um dos empresários:
[Jaime] Lerner criticou o modelo tradicional de cidade, com a polarização dos locais de moradia de pobres e ricos, a dependência do automóvel para tarefas diárias, a falta de espaços para convivência e a construção de condomínios isolados e gradeados para famílias de maior poder aquisitivo. Para o arquiteto, as cidades atuais sofrem, sobretudo, de três problemas comuns – mobilidade urbana, falta de sustentabilidade e de convivência – com soluções contempladas no futuro bairro Quartier.
No primeiro vídeo (acima), uma apresentação visual e conceitual do Quartier. Abaixo, os empresários explicam o grandioso projeto e recebem o sinal aprobatório do executivo municipal.



Nenhum comentário: