quarta-feira, 21 de agosto de 2013

1ª Passeata do Raul: do Guarani à Catedral

No dia 21 de agosto de 1989, uma das figuras mais emblemáticas da música brasileira nos deixava. Vítima de uma parada cardíaca, Raul Seixas morria aos 44 anos. Passados doze meses, neste mesmo 21 de agosto, fãs do cantor saíram pelas ruas de São Paulo na primeira marcha em celebração da memória do Maluco Beleza. Assim, por mais de 20 anos – sem organização, estrutura ou qualquer apoio oficial – a passeata tem ocorrido anualmente pelas ruas da capital paulista [v. fotos de 2009 e notícia da revista Época].

V. artigo de Max Cirne Uma passeata para Raul (Diário Popular, 20-8-13)
Inspirado neste evento ocorrerá, nesta quarta-feira, a 1ª Passeata do Raul em Pelotas. A concentração será a partir das 15h em frente ao Theatro Guarany. Quem teve a ideia de trazer o evento para Pelotas foi a graduanda de Ciências Biológicas da UFPel, Daniela Neris. Natural de São Paulo, a universitária explica como surgiu a iniciativa:

— Eu, como uma boa fã de Raul, participei de inúmeras passeatas em Sampa. Agora que estou morando aqui em Pelotas há quase quatro anos, não pude participar das últimas passeatas. Então surgiu a ideia de fazer uma aqui em Pelotas.

Seguindo o exemplo do que ocorre anualmente em São Paulo (com início no Teatro Municipal), a marcha vai começar com uma concentração em frente ao teatro maior de Pelotas. Nesse esquenta, os participantes são convidados a levarem seus violões e dar uma canja em homenagem ao Maluco Beleza.

Depois da concentração, a partir das 18h, o grupo seguirá rumo à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. Acompanhando a marcha, músicas do Raulzito serão rodadas em uma caixa de som. O evento não tem nenhum tipo de vinculação com coletivo, partido, e embora tenha vindo de uma iniciativa individual da Daniela, a passeata promete ser bem democrática. Um microfone estará à disposição pra quem quiser mandar seu recado ao maluco beleza. O evento foi todo combinado via facebook, espera-se que mais de cem pessoas participem na passeata.

Raul Seixas começou sua carreira em sua cidade natal, Salvador. Seu primeiro disco foi “Raulzito e os Panteras”, em 1968. O grande sucesso viria em 1973, com Paulo Coelho, após ter se mudado para o Rio de Janeiro [ouça aqui "Gita", disco completo de 1974, e Novo Aeon, de 1975]. Nos anos 80, Raul sofreria com depressão e alcoolismo, afastando-se dos palcos por alguns anos.

Quem o traria de volta à ativa seria o cantor, também baiano, Marcelo Nova. Em 1989, Marcelo e Raul fizeram uma grande turnê pelo Brasil, que passou pelas principais cidades do país: “Essa Metamorfose Ambulante vai fazer tua cabeça”. No dia 16 de junho o show chegou a Pelotas, no então muito ativo Teatro Avenida. Os jornais da cidade deram a notícia dando destaque para a estrela do rock que “além da incrível popularidade consegue aliar uma criatividade emocionante em seus shows”.

Nesta quarta-feira, o Maluco Beleza volta a ganhar destaque na cidade. E claro, desta vez está mais que liberado o famoso pedido: “Toca Raul!”.
Cassio Lilge


Por incrível que pareça, a passeata é uma ideia inspirada no próprio Raul Seixas, que fez em 1973 a Passeata "Ouro de Tolo", no Rio de Janeiro, ao lado do, até então amigo, Paulo Coelho.

A nossa primeira passeata foi realizada ainda com o Raulzito presente, no ano de 1985, no Centro de São Paulo. A partir de 1990, tornou-se hábito entre seus fãs prestar essa homenagem, no dia em que se completa mais um ano de sua ida ao espaço cósmico.

Em 2006, em virtude das novas leis municipais, que queriam proibir essas manifestações, fomos obrigados a ter o carro de som apenas na Sé e depois das 19 horas. Passado esse problema, organizamos uma comissão de amigos que fez com que esse evento agora figure no calendário oficial da Cidade de São Paulo.

É sempre importante lembrar que não existe um "ORGANIZADOR DA PASSEATA".

A Passeata é um evento "Espontâneo" e que não reivindica nada.

"Apenas lembra aos demais habitantes do Planeta, que Raulzito contínua mais vivo do que nunca".

Leandro P., músico 
S. Bernardo do Campo
(v. fórum em 2007)


Nenhum comentário: