quarta-feira, 3 de julho de 2013

Trezentas Onças 2013


Desde que o Prêmio Trezentas Onças foi criado, há oito anos, o Instituto João Simões Lopes Neto vem destacando pessoas que tenham trabalhado ativamente na preservação da memória e na divulgação da obra do escritor pelotense (v. nota de 2009 neste blogue).

Em 2006, o ex-prefeito de Pelotas Bernardo de Souza recebeu a primeira Onça de Ouro, em reconhecimento a sua contribuição com o projeto de lei que declarou a casa de Simões como patrimônio histórico do Estado. A partir de 2007, três nomes são homenageados a cada ano. Assim, daqui a 92 anos haverá 300 pessoas premiadas por trabalharem pela valorização da obra de Simões Lopes Neto.

Luís Augusto Fischer no Instituto
Os escolhidos para as Onças de 2013 são Luís Augusto Fischer, Pablo Rodrigues e Helga Landgraf Piccolo, os três gaúchos mas não de Pelotas. A cerimônia de entrega será esta sexta (5) na sede do Instituto, a partir das 20h.

O escritor, ensaísta e professor de literatura Luís Augusto Fischer é licenciado, mestre e doutor em Letras pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985.

Em 2012 lançou pela editora L&PM uma edição conjunta de Contos Gauchescos & Lendas do Sul, e palestrou sobre aspectos do Negro Bonifácio (v. nota). Em 2013 coordenou as edições de duas obras inéditas de Simões Lopes: "Terra Gaúcha - Histórias de Infância" e "Artinha da Leitura".

Pablo Rodrigues no Instituto
Pablo Rodrigues, atualmente editor-chefe do Diário Popular, tem mestrado em Jornalismo pela Universidade de Navarra (Espanha).

Em 2012 coordenou a publicação de caderno comemorativo ao centenário de Contos Gauchescos, premiado como melhor projeto editorial dos jornais do interior da região Sul do país. Também em 2012 palestrou na Casa do Capitão sobre o centenário conto "Penar dos Velhos" (v. nota).

Helga Iracema Landgraf Piccolo tem doutorado em História Social pela USP; foi a primeira gaúcha a obter título de doutora em História. Dedicou-se por 50 anos à pesquisa em História do Rio Grande do Sul, sendo hoje professora emérita da UFRGS (desde 2000) e pesquisadora emérita do CNPq (desde 2010), mas em seu currículo Lattes não há um livro ou artigo específico sobre Simões Lopes Neto. Sua relação com o escritor é a seguinte, segundo informado pela assessoria de imprensa do Instituto (veja a história em ZH de 6-11-08):
A Professora Helga Piccolo, em 2008, encontrou entre seus livros o original da Artinha de Leitura, que havia comprado muitos anos antes, em um sebo. A partir daí, sabedora do valor da obra, fez contato com a professora Beatriz Loner, da UFPel, a quem o livro foi doado e repassado ao Núcleo de Documentação Histórica, onde foi digitalizado. Finalmente, na forma de comodato, a Artinha foi entregue aos cuidados do Instituto João Simões Lopes Neto, onde se encontra e onde deverá permanecer.
Helga Piccolo (foto de Tadeu Vilani)
Veja a lista de todos os premiados até hoje.

2006 Bernardo de Souza (político)

2007 Luiz Fernando Cirne Lima (político e empresário)
2007 Mozart Victor Russomano (jurista e escritor)
2007 Beatriz Araújo (produtora cultural)

2008 Mário Mattos (pintor e pesquisador)
2008 Flávio Loureiro Chaves (escritor e pesquisador)
2008 Paulo Charqueiro (advogado)

2009 Paula Schild Mascarenhas (primeira presidente do Instituto)
2009 Antônio Hohlfeldt (jornalista e político)
2009 Aldyr Garcia Schlee (escritor e pesquisador)

2010 Klécio Santos (jornalista)
2010 Carlos Francisco Sica Diniz (advogado e pesquisador)
2010 Fausto José Leitão Domingues (pesquisador)

2011 Alda de Moraes Jaccottet (professora e pesquisadora)
2011 Lígia Chiappini (professora e pesquisadora)
2011 Theo Bonow (empresário)

2012 Donaldo Schüler (escritor e tradutor)
2012 Henrique Medeiros Pires (segundo presidente do Instituto)
2012 Valter Sobreiro Junior (dramaturgo e diretor de teatro)

2013 Luís Augusto Fischer (escritor e pesquisador)
2013 Pablo Rodrigues (jornalista)
2013 Helga Landgraf Piccolo (historiadora)
Imagens: IJSLN

Nenhum comentário: