sábado, 6 de julho de 2013

Orquestra do Conservatório homenageia Pelotas


A Orquestra do Conservatório de Música da UFPel tomou de surpresa o público pelotense no Calçadão da Quinze de Novembro, nesta sexta (5). No vídeo acima, trecho de "Gaúcho", de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), numa versão para orquestra de cordas (leia a história desta música).

Como explica o regente Tiago Ribas, na época de Chiquinha o sedutor ritmo do maxixe era denominado eufemisticamente "tango brasileiro". No vídeo abaixo, confira uma versão da partitura original para piano (ouça aqui uma gravação de cem anos atrás, para solo de flauta e orquestra popular).


A atividade da orquestra no Calçadão não estava registrada no calendário de eventos da Semana de Pelotas (1-7 de julho), mas foi na prática uma das tantas formas de amor à cidade que a população está aprendendo a desenvolver.

Com o nome de Orquestra de Câmara do Conservatório de Música, o mesmo grupo vem apresentando-se desde 2011 em diversos lugares: em junho passado participou no Segundo Encontro Brasileiro de Orquestras, realizado em Chapecó (v. notícia). Veja quem são os integrantes:
  • Violino 1: Renan Reis Leme, Douglas Rechia, Mauro Guimarães, Leandro Hirt Matos e Hanan Santos.
  • Violino 2: Larissa Zamperetti, Rômulo de Oliveira, Heron dos Santos, Maurício Schafer e Túlio Isaak Barbosa.
  • Violas: Eliane Brum e Matheus Duarte Sacramento.
  • Violoncelos: Ruthe Zoboli Pocebon, Igor Amaral e Luis Carlos Brito.
  • Contrabaixos: Jair Fliegel e Eduardo Simões.
No seguinte vídeo, a mesma agrupação interpreta uma composição "séria": Marcha ao estilo de Corelli, de Ralph Matesky (1913-1979). Trata-se, na verdade, de outra brincadeira musical (mais elegante, neste caso): uma imitação do antigo barroco europeu, feita por autor moderno americano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos aqueles que amam a beleza, a arte, a realidade e a fantasia que dá cintilações à realidade, amam a música! Especialmente a clássica, que eleva o espírito do ser humano a um nível desejado pelos deuses.
Impregnados de harmonia e talento, esses músicos do Conservatório de Música de Pelotas, devem ser melhor conhecidos pelo público escolar em todos os níveis. Aparia arestas de preconceito, de animosidades de todos os tipos, e predisporia esse público a ambicionar melhores dias, a conquistar melhores lugares na sociedade, aprimorando-a.
Parabéns, vocês são pérolas no brasão cultural que caracteriza nossa cidade. Ela merece!
Prof.ª Loiva Hartmann