sábado, 20 de julho de 2013

As Memórias do Vovô e seus óculos


"As memórias do vovô" (Pelotas, 2013) é um documentário da Moviola Filmes sobre "Os óculos do vovô" (Pelotas, 1913), curta-metragem rodado por Francisco Santos, ator e cineasta português que veio morar em nossa cidade. O documentário da Moviola, também um curta, traz informações sobre Santos e a obra pioneira rodada por ele há cem anos. Pelos registros que se tem hoje, "Os óculos do vovô" é o mais antigo filme de ficção do Brasil (veja post neste blogue).

A estreia d'As memórias será no 41º Festival de Cinema de Gramado (Mostra Gaúcha), em agosto (veja o sítio do Festival 2013 e a página no Facebook).

A pré-estreia será em Pelotas na próxima quinta (25-7), às 20h, no auditório do Centro de Artes da UFPel. O seminário «100 anos do filme "Os Óculos do Vovô"» inclui uma exibição dos dois curtas e um debate sobre cada filme (v. programa à dir.).

Para contar a história d'Os óculos, a equipe dirigida por Cíntia Langie gravou depoimentos de especialistas em cinema (Joari Reis, Luís Rubira, Ivonete Pinto, Guilherme da Rosa e Lanza Xavier), durante o 3º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, em 2012.

Naquela ocasião foram exibidos por primeira vez em Pelotas os fragmentos restaurados do filme de Santos, e desde então vem sendo preparado este documentário (v. nota da Moviola).

A parte mais simpática do novo filme é um remake d'Os óculos, reconstruindo a estética, o relato e os personagens originais de 1913. No atual elenco destacam-se Daniel Furtado (como Francisco Santos), Rodrigo Varela (menino traquinas), Nadir Brabito Bandeira (senhor que ouve rádio).

Francisco Santos (o avô) e seu filho Mário (o neto travesso)
"As memórias do Vovô" conta com roteiro, direção e montagem de Cíntia Langie, direção de arte de Bianca Dornelles, trilha sonora original de Eduardo Varela, animação de Bruna Thaís de Paula, finalização de Thiago Rodeghiero, finalização de áudio de Lauro Maia (A Vapor Estúdio) e design gráfico de Paula Langie (Nektar Design).

Confira no vídeo abaixo, os restos do filme de 1913 que foram recuperados em São Paulo na década de 1970. Esta versão abreviada do curta histórico já foi exibida em festivais de Gramado (2009) e Pelotas (2012). O original teria provavelmente uns 15 minutos. A postagem foi feita por Ricardo Vilas Boas em abril de 2013.


Imagens: Facebook

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelotas sempre teve talentos em cinematografia. Excelente reportagem e registro desses novos talentos. Geralmente sem grande estrutura, é o talento que determina o resultado. No caso, ótimo. Emocionante ver a dedicação desses jovens ao trabalho. Leonardo Da Vinci afirmou: "As idéias movem o mundo". Ótima idéia a de restaurar o caminho já trilhado do cinema em Pelotas. Sucesso. E que os verdadeiros empresários invistam nessa nova leva de aficcionados da sétima arte.
Abraço fraterno, prof.ª Loiva Hartmann