sábado, 8 de junho de 2013

Pintura de Jonas Plínio


Em poucos dias de incessante trabalho, Jonas Plínio do Nascimento Júnior elaborou esta pintura no tampo de sua mesa de desenho (óleo sobre madeira, 1x1,5m). Em meados dos anos 70 ele havia deixado o curso de Arquitetura na UNISINOS, mas conservou a mesa pois seguiu desenhando.Em 1991, mudou-se para um apartamento e, sem querer desfazer-se de seu material da faculdade, usou-o de modo criativo, pintando de memória o tema que mais ama e conhece: os cavalos. O modelo foi o pastor da pequena manada que criou com o fim de jogar Polo. Tanto se identificou com o trabalho, que nunca o vendeu e até hoje o tem em casa.

Desde cedo Jonas Plínio mostrou talento natural para o desenho e a pintura, chegando a criar uma técnica pessoal em bico de pena. Começou a pintar ao redor de 1970, participando em mostras individuais e coletivas tanto no Brasil como no Exterior. Professor de História Militar, também criou o Brasão Heráldico do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (v. mais no portal Artistas Gaúchos).

O interesse pela pesquisa histórica foi-lhe transmitido por sua mãe, a escritora pelotense Heloísa Assumpção Nascimento (falecida em 2005), primeira mulher a assumir uma cadeira universitária no Brasil e primeira a lecionar na área jurídica. Segundo pesquisadores, esteve entre as primeiras mulheres graduadas na Faculdade de Direito de Pelotas, em 1936 (v. dissertação). Conta ele, em e-mail ao blogue, que este fato foi esquecido quando se comemorou o centenário da Escola de Direito, em 2012.

Profundo conhecedor da vida rural, suas figuras ensinam sobre a musculatura dos animais, sobre o movimento típico de cada espécie e perfilam até mesmo traços de personalidade de seus modelos. Na imagem acima, note-se a luminosidade que imprime à figura, somente pelo uso das cores e sombras, efeito que, junto à postura geral do cavalo, contribui a expressar um estado de ânimo pacífico e meditativo, que contrasta com os sentidos latentes de força, grandeza e liberdade.
Imagem: J. P. Nascimento Jr.

Nenhum comentário: