quarta-feira, 12 de junho de 2013

GRUD, um coral de corpos na UFPel


O GRUD é o Grupo Universitário de Dança da UFPel, ligado à ESEF, Escola Superior de Educação Física. Define-se como um projeto de extensão da UFPel, destinado a promover a prática da dança e o intercâmbio cultural entre comunidade e Universidade. Sua coordenadora é a professora Maria Helena Klee Oehlschlaeger (Malê).

Criado em 1993, o Grupo desenvolve as modalidades de dança contemporânea, jazz, sapateado americano, livre, técnicas de composição coreográfica, expressão corporal e improvisação. Em 20 anos de trabalho, já produziu 40 shows coreográficos e participou em eventos de dança municipais, nacionais e internacionais (veja mais no blogue do GRUD).

Assim como os corais universitários, os integrantes do Grupo de Dança da ESEF são estudantes ou provêm da comunidade. No elenco atual estão: Bruna Teixeira Baungarten (curso de Relações Internacionais), Isadora Klee Oehlschlaeger (Direito), Kaio Nascimento e Mariana da Silva (ESEF), David de Lima (Agronomia), Carolina Leal (Dança) e da comunidade: Carolina Estrela, Maiara Borges, Eliane Dias, Everton da Silva, Pablo Deniz e Francine Darley.

O Grupo tem agendamento para todos os meses do ano. Em abril passado, participou do Dia Internacional da Dança, promovido pela Associação de Dança de Pelotas. Ontem (11 de junho), apresentou, no palco da FENADOCE, o espetáculo "Insônia". Em julho, estará no Festival de Dança de Pelotas e no 31º Festival de Joinville, importante encontro mundial de dança.

O Grupo ensaia nas quartas e sextas à noite, na sede da ESEF (Rua Luiz de Camões, 625, Cohab Tablada). Para participar do projeto é necessária alguma experiência com ballet, dança moderna ou, no caso dos homens, danças tradicionais gaúchas.
Fotos e informações: UFPel

Nenhum comentário: