domingo, 2 de junho de 2013

2 ciclos de cinema no Centro de Letras


"O Romance em Imagens" é o tema do Ciclo de Cinema e Literatura que debaterá filmes baseados em livros famosos, durante doze semanas, no auditório do campus Porto da UFPel, rua Gomes Carneiro nº 1, 4º andar (clique na imagem para ver a lista completa).

O início será esta segunda (3) às 19h10min, com a projeção de "Romeu e Julieta" e a discussão mediada pelo professor de literaturas de língua inglesa José Carlos Volcato (v. notícia). Como especialista em Shakespeare, ele também participará no debate sobre "A Megera Domada", na semana seguinte .

Os três últimos encontros, em agosto, abordarão obras mais próximas a nossa cultura e nossa época: "O Crime do Padre Amaro", sobe o romance do português Eça de Queirós, "A Casa dos Espíritos", baseado na obra da chilena Isabel Allende, e "Ensaio Sobre a Cegueira"  (v. entrevista com José Saramago no vídeo abaixo). Não foi divulgada informação sobre os filmes.

O ciclo é organizado pelos acadêmicos do Centro de Letras e Comunicação Pedro Fabres e Renata Silveira, com a coordenação da professora Maristela Machado. A entrada é franca, e a inscrição se destina à emissão de certificados para os alunos.
Às quartas-feiras, transcorre desde maio no Centro de Letras e Comunicação outro ciclo de filmes, este relacionado com linguística: "O Francês visto através do cinema", com o tema "As várias faces da mulher no cinema francófono". Os organizadores são os acadêmicos Giulian Pinto e Renata Silveira, com a coordenação da professora Isabella Mozzillo (v. programa completo até fevereiro de 2014).

Nenhum comentário: