terça-feira, 7 de maio de 2013

Rosa Sias no Corredor Arte


Rosa Helena Brizolara Sias foi, até 2008, técnica de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Na época, ela passou por um grave problema de saúde e teve que aposentar-se, encontrando na arte, como tantas pessoas que buscam alívio emocional, uma forma de terapia contra a depressão.

Tomou aulas de pintura e passou a produzir em casa suas obras. Seguindo fins expressivos e de aprendizagem, não havia pensado em mostrar publicamente seus trabalhos.

De janeiro a fevereiro de 2012, ela realizou então uma mostra individual por primeira vez, no Corredor Arte do Hospital Escola da FAU-UFPel. Na ocasião, ela trouxe nada menos que 24 obras, representando casarios da cidade (como a Charqueada São João), naturezas-mortas, animais e paisagens (dir.).

Conforme a nota de divulgação do Corredor Arte, Rosa busca inspiração em revistas e em fotografias tomadas por ela mesma. Com sua capacidade de imaginação e harmonizando-se com a natureza, ela achou assim a forma da libertação expressiva e do alívio buscado.
Quando estou pintando, eu vivo aquele momento. É como uma viagem. Se estou pintando uma paisagem me transporto para aquele lugar.
Imagem: Corredor Arte

Nenhum comentário: