quarta-feira, 22 de maio de 2013

Contrabandista, o filme

O Instituto João Simões Lopes Neto exibe o curta-metragem "Contrabandista" nesta quinta (23), em sessão comentada pelos professores da UFPel João Luis Ourique e Luís Rubira. O filme é um dos 5 episódios do longa "Contos Gauchescos", que teve pré-estreia em Gramado em agosto de 2012 (v. notícia) e chegou aos cinemas gaúchos em novembro do mesmo ano (v. nota de imprensa).

Ingra Liberato (C) e Lindsay Gianoukas (D)
representam mulher e filha do contrabandista.
O livro "Contos Gauchescos" completou em 2012 cem anos de publicação (v. o post 100 anos do conto Duelo de Farrapos). Em sua homenagem, o cineasta Henrique de Freitas Lima recriou livremente a obra de Simões usando recursos audio-visuais.

Assim como no original literário, a condução narrativa no filme é feita por Blau Nunes (Pedro Cardoso), que introduz o espectador ao documentário de abertura e narra as adaptações de 4 dos 19 contos do livro: "Os Cabelos da China", "Jogo do Osso", "Contrabandista" e "No Manantial" (veja notícia).

O segmento “Contrabandista” conta a história do velho Jango Jorge, ex-contrabandista que para garantir o enxoval de sua filha atravessa a fronteira com o Uruguai, voltando a exercer sua antiga atividade ilegal. O conto começa assim (leia aqui o texto completo):
— Batia nos noventa anos o corpo magro mas sempre teso do Jango Jorge, um que foi capitão duma maloca de contrabandistas que fez cancha nos banhados do Ibirocaí. 
Doutores Ourique (E) e Rubira (D)
Os professores convidados discutem as relações entre literatura e cinema. Ourique é doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Ensino de Literatura.

Rubira é doutor em Filosofia pela USP (2009). Participa do Grupo de Estudos Nietzsche da USP e do Groupe International de Recherches sur Nietzsche. Atualmente coordena o ciclo “A Filosofia e o Cinema Existencial”.

O longa-metragem "Contos Gauchescos" inclui alguns atores locais, como Vagner Vargas no papel de Simões Lopes Neto. Confira abaixo o trailer do filme (v. ficha técnica). O crítico Willian Silveira não gostou do resultado final (v. artigo).
Fotos: IJSLN

Nenhum comentário: